Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DE AMBIENTES EM JOGOS: UM ESTUDO DE CASO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA AMBIÊNCIA DO JOGO JOURNEY / ENVIRONMENT DESIGN IN GAMES: A CASE STUDY OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION IN JOURNEY’S GAME ENVIRONMENT

 

Resumo

O tema deste trabalho abrange a aplicabilidade do conhecimento de Percepção Ambiental em Design de Ambientes em Jogos Lúdicos Digitais, de forma a criar ambiências que influenciam a jogabilidade e emoções do jogador. Ao se considerar as influências dessa área, busca-se garantir ao usuário uma experiência imersiva e emocional, por meio da linguagem abstrata para comunicar mensagens indiretas que moldando sua interação e experiência com o produto. O objetivo geral deste trabalho visa discutir a utilização do estudo de Percepção Ambiental como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento de ambientações em jogos lúdicos digitais. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa do tipo exploratória com método de Estudo de Caso através da coleta de dados com questionário e entrevista semi-estruturada onlines. Com o estudo foi possível entender as reações dos jogadores com as ambiências do jogo, evidenciando a importância da consideração do Design de Ambientes como área que contribui na concepção de ambientes digitais.

Palavras-chave: percepção ambiental, ambiência, jogos lúdicos digitais, jogos digitais.

 

Abstract

The theme of this work covers the applicability of Environmental Perception knowledge in Environmental Design in Digital Ludic Games, in order to create ambiences that influence the gameplay and emotions of the player. When considering the influences of this study, we seek to guarantee the user an immersive and emotional experience, through abstract language to communicate indirect messages that shape their interaction and experience with the product. The general objective of this work is to discuss the use of the Environmental Perception study as auxiliary tool for the development of environments in digital ludic games. The methodology used is of an exploratory qualitative nature with a Case Study method with data collection using a questionnaire and semi-structured online interviews. With the study, it was possible to understand the players’ reactions to the game’s ambiences, highlighting the importance of considering Environment Design as an area that contributes to the design of digital environments.

Keywords: environmental perception, ambience, ludic digital games, digital games.

Autores

Milena Rocha Alves e Iara Sousa Castro

Baixe o Arquivo Completo