Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN DA INFORMAÇÃO E FAKE NEWS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE IMAGENS SOBRE A VACINA DE COVID-19 / INFORMATION DESIGN AND FAKE NEWS: AN EXPLORATORY STUDY OF IMAGES REGARDING THE COVID-19 VACCINE

 

Resumo

A disseminação descontrolada de fake news, especialmente no contexto da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, apresenta uma ameaça significativa à saúde pública e à confiança nas instituições científicas. Este estudo visa fornecer uma contribuição ao campo do design da informação, explorando a relação entre o conteúdo visual de notícias e as fake news sobre a vacina de Covid-19. A relevância dessa pesquisa reside na análise sobre como os elementos visuais do design editorial, as estruturas do design da informação e os princípios universais do design apropriados pelas notícias enganosas que amplificam informações falsas. À medida que o público é cada vez mais exposto a conteúdos visuais em plataformas digitais, compreender como elementos visuais podem influenciar a percepção e a propagação de desinformação torna-se relevante. Os resultados obtidos evidenciam que as imagens de fake news analisadas incorporaram conceitos importantes do campo do design. A presença consistente de elementos de design sugere que as fake news utilizam recursos visuais para conferir uma aparência legítima às informações falsas.

Palavras-chave: design da informação; notícias falsas; vacina; Covid-19.

 

Abstract

The uncontrolled spread of fake news, especially in the context of Covid-19 vaccination in Brazil, poses a significant threat to public health and trust in scientific institutions. This study aims to contribute to the field of information design by exploring the relationship between the visual content of news and fake news about the Covid-19 vaccine. The relevance of this research lies in the analysis of how the visual elements of editorial design, information design structures, and universal design principles appropriated by misleading news amplify false information. As the public is increasingly exposed to visual content on digital platforms, understanding how visual elements can influence the perception and spread of misinformation becomes relevant. The results show that the images of fake news analyzed did incorporate central concepts from the field of design. The consistent presence of design elements suggests that fake news uses visual resources to give a legitimate appearance to false information.

Keywords: information design; fake news; vaccine; Covid-19.

Autores

Luiza Reolon Cabral, Marcia Nickel Buffara de Matos, Tiago Barros Pontes e Silva e Virgínia Tiradentes Souto

Baixe o Arquivo Completo