Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESIGN CALEIDOSCÓPICO: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA GERAÇÃO DE IDÉIAS VISUAIS

Resumo

Este artigo apresenta a contribuição de teorias e técnicas interdisciplinares para a produção de projetos em design. O foco da pesquisa é a busca de soluções para obter singularidade na criatividade visual dos produtos, tendo como premissa diminuir o número de ideias similares em projetos lançados. Para isso, propõe-se o Design Caleidoscópico, resultado da análise de produção de imagens em áreas correlatas ao Design: Computação Gráfica, Desenho Geométrico e Fotografia. São criadas texturas visuais utilizando a Fotografia Caleidoscópica, com intervenção da geometria quanto à escolha do módulo e da composição da malha, aplicadas com o auxílio da computação gráfica. Busca-se, dessa forma, atrair o público consumidor para o produto devido ao diferencial do revestimento visual em relação à concorrência. Esta pesquisa foi aplicada em sala de aula, em turma do primeiro semestre do curso de graduação em Design, na disciplina de Prática Integrada de Criação 1, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Ela promoveu uma reflexão sobre o modo de projetar, estimulando a criatividade com a motivação de incorporar os conhecimentos de outras áreas como o Design Inventivo.

Palavras-chave: design; design caleidoscópico; computação gráfica; fotografia; geometria.

Abstract

This paper brings the contribution of interdisciplinary theories and techniques for production in design. The focus of the research is to find solutions for the uniqueness of visual creativity for products, taking as a premise to reduce the number of similar ideas in projects launched. Thus, the kaleidoscopic design is proposed, which results of imaging analysis in areas related to Design: Computer Graphics, Geometric Drawing and Photography. For this, visual textures using kaleidoscopic photography are created, involving the choice of module geometry and the composition of the mesh, applied with the aid of computer graphics. The aim is to attract the product consumer by the visual difference of the texture covering over the competition. This research was applied to Design students of the first semester, in the discipline Integrated Practice of Creation 1, of Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS. It promoted thinking on how to design and stimulated creativity with the motivation of incorporating knowledge from other areas such as Inventive Design.

Keywords: design; kaleidoscopic design; computer graphics; photography; geometry.

Autores

Janaina Luisa da Silva Moroni Jussara Moreira de Azevedo José Luís Farinatti Aymone Anelise Todeschini Hoffmann

Baixe o Arquivo Completo