Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO TERAPÊUTICO PARA PSICOEDUCAÇÃO NA DEPENDÊNCIA QUÍMICA DEVELOPMENT OF A THERAPEUTIC GAME FOR PSYCHOEDUCATION IN SUBSTANCE ADDICTION

Resumo

O design pode ser entendido como uma área que possibilita tangibilizar o imaterial. Um contexto no qual essa característica fica evidente é a tangibilização da informação sobre dependência química (imaterial) em um jogo terapêutico (tangível) que auxilie pacientes e familiares a compreenderem a doença e o tratamento. Nessa direção, o objetivo geral da pesquisa foi compreender as possibilidades de projetação de um produto a ser utilizado como recurso terapêutico para facilitar a comunicação entre terapeutas, pacientes e seus familiares. Utilizou-se, para seu desenvolvimento, a pesquisa-ação e a abordagem do Design Estratégico, o que possibilitou entender o problema, enquanto se agia sobre ele, gerando um artefato que se mostrou um agente educativo relevante para o tratamento da dependência química: um jogo terapêutico denominado “Passo a Passo”. Ele encontra-se em implantação no Sistema de Saúde Mãe de Deus, em conjunto com o Sistema Único de Saúde na Cidade de Porto Alegre. Seu desenvolvimento e os resultados de pesquisa gerados a partir dele podem fomentar futuros projetos na área de educação gráfica, evidenciando o valor da metodologia utilizada.

Palavras-chave: experiência do usuário; design estratégico; jogo terapêutico; dependência química; psicoeducação.

Abstract

Design can be understood as a field that allows making tangible what is immaterial. A context in which this characteristic is evident is the tangibilization of the information about substance addiction (immaterial) in a therapeutic game (tangible) to assist patients and their families in understanding the disease and its treatment. In this sense, this research is aimed at understanding the possibilities of designing a product to be used as a therapeutic resource to facilitate the communication between therapist, patients and their families. Action research and the Strategic Design approach were used for its development, which allowed the understanding of the problem, while acting on it, creating an artifact that has proved to be an important educational agent for the treatment of addictions: a therapeutic game called “Step by step”. It is being implemented in the Mãe de Deus health system, together with the Sistema Único de Saúde in the city of Porto Alegre. Its development and the research results generated from it can foster future projects in the area of graphic ​​education, showing the value of the methodology employed.

Keywords: user experience; strategic design; therapeutic game; substance addiction; psychoeducation.

 

Autores

Viviane Peçaibes, Leandro Miletto Tonetto e Henrique Macedo Luzzardi

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