Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENVOLVIMENTO DE MARCA DE IDENTIDADE VISUAL PARA UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: O CASO DE GIRAL GRANDE

Resumo

O tema deste artigo refere-se ao desenvolvimento de uma marca de identidade visual para a comunidade quilombola Giral Grande, localizada na periferia do município de Maragojipe, Recôncavo Baiano. A criação dessa marca faz parte de uma estratégia de ajuste do artesanato de retalhos, desenvolvido na comunidade e destinado, principalmente, ao consumo local, para um produto dirigido ao mercado urbano, com o propósito de ser uma alternativa de geração de renda e sustentabilidade para os quilombolas. A marca foi gerada a partir de informações coletadas junto aos membros da comunidade, através de pesquisa etnográfica e por entrevistas semiestruturadas, além de seguir requisitos técnicos funcionais retirados da literatura. O conceito da marca foi construído seguindo ideias de simplicidade e rusticidade, expressos pelos próprios quilombolas. As decisões sobre o estilo, escolhas dos tipos de letra e das melhores alternativas foram feitas pela comunidade, o que aumentou a autenticidade do resultado final.

Palavras-chave. design grafico, marca de identidade visual, comunidades quilombolas

Abstract

This article shows the development of a brand identity for the Maroons Community of Giral Grande, located on the outskirts of the city of Maragojipe, Recôncavo of Bahia state. This brand is part of a strategy to adjust the handcraft of patchwork, developed in the community and intended primarily for local consumption in a product intended for the urban market, and aims to be an alternative income generation and sustainability. The brand was created from information collected from members of the community for ethnographic research and semi-structured interviews, and follow functional and technical requirements taken from the literature. The brand concept was built following the ideas of simplicity and ruggedness, expressed by the Maroons, and was advised that the alternatives about design. Decisions on the style, font choices and better alternatives have been made ​​by the community which increased the authenticity of the final result.

Keywords: graphic design, brand identity, maroons community

Autores

Marcelo Geraldo Teixeira Sandro Fábio César Asher Kiperstok

Baixe o Arquivo Completo