Revista Educação Gráfica

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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM DESIGN PARA INOVAÇÃO: UM MODELO CONCEITUAL PARA A EDUCAÇÃO DE NOVOS DESIGNERS / DEVELOPING DESIGN DRIVEN INNOVATION COMPETENCIES: A CONCEPTUAL MODEL FOR THE EDUCATION OF NEW DESIGNERS

Resumo

Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.

Palavras-chave: design; educação; competência; ensino; inovação.

 

Abstract

Considering na ever changing markets and consumers, to meet its demands with radically innovative means and results requires the designer to be able to deal with uncertainties and complexities, which is not always approached by their educational path. The research introduced in this article, excerpt of a design doctoral thesis, presents an integrative bibliographical review that aimed to find theoretical arguments for the development of a competence matrix that enables to understand and develop the profile of the future design professional towards contemporary challenges. As the result, we obtained a conceptual model with five competences and its constituents. This model can help in curricular organization and a better understanding about professional profile in the pedagogical project of design courses, as well as providing a starting point to understand how these competences are being absorbed by the job market.

Keywords: design; education; competence; teaching; innovation.

Autores

Igor Escalante Casenote e  Júlio Carlos de Souza Van der Linden

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