Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENVOLVIMENTO DE BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO

Resumo
A utilização dos brinquedos no período da infância caracteriza-se como fonte de estímulo para desenvolvimento dos domínios cognitivo, físico e psicossocial. Quando a criança possui deficiência visual, as dificuldades funcionais na visão podem alterar a maneira como elas conseguem interagir com o ambiente ao redor. Nesse sentido, o presente artigo expõe o desenvolvimento do projeto de brinquedos para criança com deficiência visual em um estudo de caso. Procurou-se explorar conhecimentos pertinentes ao design de produtos aliado com entrevistas e observação de usuários. Por fim, obtiveram-se informações para melhorias de características na configuração de brinquedos a serem utilizados por tal público.

Palavras-chave: brinquedos; design de produtos; deficiência visual.

Abstract
The use of toys in the childhood is characterized as a source of encouragement for the development of cognitive, physical and psychosocial domains. When the child has visual impairment, functional vision difficulties may change the way that they might interact with the environment around them. In this sense, the present research describes the toys design development for children with visual impairment in a case study. We sought to explore the relevant product design with interviews and observing the knowledge of users. Finally, we obtained information for characteristics improvement in the toys configuration being used by such public.

Keywords: toys, product design, visual impairment.

Autores

Roseane Santos da Silva e Regio Pierre da Silva2 Vilson João Batista

Baixe o Arquivo Completo