Revista Educação Gráfica

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DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA PARA USO EM PROJETO PARTICIPATIVO DE ÁREAS DE LAZER / AUGMENTED REALITY APLICATION DEVELOPMENT FOR USE IN PARTICIPATORY DESIGN OF LEISURE AREAS

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar o desenvolvimento de aplicativo de Realidade Aumentada (RA) para dar suporte ao Projeto Participativo arquitetônico na fase de concepção. O foco em projeto está em áreas de lazer. A pesquisa é aplicada, de caráter exploratório, e delineamento baseado na metodologia do Design Science Research. Foi desenvolvida a nível de doutorado, sendo aqui parcialmente apresentada. O delineamento aqui relatado, do desenvolvimento da aplicação, consta de cinco etapas: motivação; definição de objetivos de uma solução; projeto e desenvolvimento; demonstração e avaliação. A etapa a ser destacada neste artigo é a de projeto e desenvolvimento do aplicativo de RA e demonstração de seu funcionamento. As principais contribuições à temática de RA são: (i) comparativo de aplicativos comercias para desenvolvimento; (ii) instrução para transformação de componentes arquitetônicos em modelos (equipamentos de lazer); (iii) otimização dos modelos; (iv) processo de edição em sistema de desenvolvimento de games; (v) síntese do desenvolvimento e; (vi) um aplicativo de RA. O aplicativo equipAR! demonstrado, foi desenvolvido para smartphones, tablets e smart glasses.

Palavras-chave: realidade aumentada; modelos tridimensionais; desenvolvimento de aplicativo; projeto participativo; projeto arquitetônico.

 

Abstract

The goal of this paper was to develop an Augmented Reality (AR) application to support architectural Participatory Design in the conceptual phase. The focus of the project is on leisure areas. This is an applied research, with an investigative feature, and its scientific method was the Design Science Research. It was developed at Doctorate level, being partially presented here. The outline of the application development reported here consists of five stages: motivation; definition of objectives of a solution; design & development; demonstration and evaluation. The stage of developing the AR application and demonstrating its functioning is highlighted in this paper. The main contributions to AR field are: (i) comparison of business applications for development; (ii) instruction for turning architectural components into models (leisure equipment); (iii) models optimization; (iv) editing process in game development systems; (v) development synthesis and; (vi) an AR application. The equipAR! application described was developed for smartphones, tablets and smart glasses.

Keywords: augmented reality, 3D model, application development, participatory design, architectural design.

 

 

Autores

Ana Regina Mizrahy Cuperschmid, Ana Maria Reis de Góes Monteiro e Regina Coeli Ruschel

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