Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHO TÉCNICO NÍVEL BÁSICO A MÃO LIVRE: UM INSTRUMENTO DIDÁTICO / LEVEL BASIC TECHNICAL DRAWING HAND FREE: A TEACHING TOOL

Resumo

O artigo visa um registro histórico e documental acerca do caderno – Desenho Técnico Básico: Fundamentos Teóricos e Exercícios a Mão Livre. Em 1969, devido a reforma universitária em vigor no então governo militar, Bornancini, Petzold e Orlandi Jr desenvolveram um livro, em formato de caderno de exercícios, orientado ao ensino-aprendizagem de desenho técnico. A abordagem dos conteúdos e o planejamento gráfico do material didático constitui síntese da experiência docente e da prática projetual desses professores. O artigo se dispõe ainda a refletir sobre o processo de elaboração desenvolvido pelos autores na época da inserção deste recurso didático e verificar sua validade na contemporaneidade. A metodologia empregada no desenvolvimento do artigo foi consulta bibliográfica, entrevistas com os autores do recurso didático e análise crítico-reflexiva dos dados obtidos durante a pesquisa. Muitos exercícios propostos no instrumento didático, ainda são referência no ensino na atualidade sendo, fundamentalmente, resultado da experiência docente e projetual dos autores.

Palavra-chave: ensino; design; desenho técnico.

 

Abstract

The article aims to a historical and documentary record about the notebook – Basic Technical Drawing: theoretical fundaments and freehand exercises. In 1969, due to university reform that was being exercising into the military government, Bornancini, Petzold and Orlandi Jr developed a book in workbook format, oriented to learn technical drawing. The approach of the contents and the planning of graphic design of the material is formed by a synthesis of teaching experience and design practice of these teachers. The article also has to reflect the elaboration process developed by the authors at the time of insertion of this teaching tool and to verify its validity in the contemporary world. The methodology used in the development of the article was bibliographical research, interviews with the authors of teaching resource and critical-reflexive analysis of data obtained during the research. Many exercises proposed in the teaching tool, still are reference in teaching today being fundamentally result of the teaching and architectural design experience of the authors.

Keywords: learning; design; technical drawing.

Autores

Maria do Carmo Curtis e Liane Roldo

Baixe o Arquivo Completo