Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHO PROJETUAL: UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E CONSUMIDORES ATIVOS

Resumo
O desenho e a transformação manufaturada de objetos fazem parte da vida do homem desde a pré-história. Com o passar do tempo, aprimoraram-se técnicas e criaram-se teorias e metodologias para o ensinamento dessas práticas. Atualmente, buscam-se fundamentos teóricos que possam dar suporte lógico ao desenho projetual, para diferenciá-lo de atividades similares e de outras tantas que ao longo da história promoveram a criação de objetos. Pretendemos, com este texto, alertar sobre a necessidade de elaborar-se novas teorias e metodologias do desenho projetual, adaptadas a evolução do pensar, saber e fazer do homem. Bem como, propor a importância da implementação deste desenho no currículo das escolas brasileiras, com o intuito de formar profissionais e consumidores conscientes do seu papel na sociedade.
Palavras-chaves: Desenho projetual; teoria do desenho; educação.

Abstract
Since the beginning of human existence on Earth, drawings and transformation of objects were usual activities of individuals and social groups. As techniques improved, theories and methodologies were created to teaching and spreading the good practices. Nowadays, theoretical basis for product development moved towards the logical support to design aiming at a differentiation from similar activities. In this text we consider the need for new design theories and methodologies adjusted to the evolution of human thinking, knowledge and making. In addition, we reinforce the argument that design should be part in the Brazilian schools curriculum in order to form more conscientious professionals and consumers of their roles in society.
Key Words: design; design theory; design education.

Autores

Michele Cardoso

Baixe o Arquivo Completo