Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHO E MEMÓRIA: RELAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÃO E PROCESSO PERCEPTIVO DO PATRIMÔNIO EM BOCAINA / DRAWING AND MEMORY: RELATIONSHIP BETWEEN REPRESENTATION AND PERCEPTIVE PROCESS OF PATRIMONY IN BOCAINA

Resumo

O intuito deste artigo consiste em discutir como as crianças se relacionam com o patrimônio da própria cidade, como percebem os bens arquitetônicos e os espaços que proporcionam, tendo como mediação de análise uma série de desenhos de memória produzidos por essas crianças. Adota-se como fundamentação teórica a conceituação desenvolvida por Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), na qual a arte, o desenho, a pintura são os meios mais eficazes de contato o mundo perceptivo. Tem-se como objeto de estudo os desenhos de memória da igreja matriz de Bocaina-SP, produzidos por alunos do 7º e 8º ano da Escola Estadual Nelly Coleone Ravagnolli, decorrentes de uma disciplina eletiva do primeiro semestre de 2019. A disciplina proporcionou aos alunos viagens didáticas aos lugares mais emblemáticos da cidade, sendo a igreja matriz, a selecionada para esse artigo em função do grau de recorrência. A atividade foi proposta como base inicial para a formulação de um Inventário Afetivo do patrimônio arquitetônico bocainense que possibilitará à pesquisa fornecer subsídios para a parametrização de futuras políticas públicas de salvaguarda do patrimônio.

Palavras-chave: desenho infantil; desenho de memória; patrimônio; Bocaina; percepção.

 

Abstract

The purpose of this article consists of discussing how children interact with the patrimony of their own city, how they perceive the architectural goods and the spaces that are provided, having as analysis mediation a set of drawings of memory produced by these children. This study adopts as theoretical foundation the conception developed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), in which art, drawing, painting are the most effective means of contact with the perceptive world. the study has as object of study the drawings of memory of the main church of Bocaina-SP, produced by students of 7th and 8th school years of State School Nelly Coleone Ravagnolli, resulting in an elective course of the first half of 2019. The course provided the students with didactic tours to the most emblematic places of the city, being the main church, the selected for this article according to recurrence degree. The activity was proposed as initial basis for the formulation of an Affective Inventory of the architectural patrimony of Bocaina which will enable research to supply subsidies for the parameterization of public future policies of safeguard patrimony.

Keywords: children’s drawing; drawing of memory; patrimony; Bocaina; perception.

Autores

Ana Laura Assumpção, Joubert José Lancha e Paulo César Castral

Baixe o Arquivo Completo