Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DESENHO DE MODA E ENSINO: UMA PROPOSTA INTEGRADA ENTRE AS NECESSIDADES DA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO DA CIDADE DE LONDRINA E REGIÃO E AS DIRETIVAS ACADÊMICAS / FASHION DESIGN AND TEACHING: AN INTEGRATED PROPOSAL BETWEEN THE NEEDS OF THE CLOTHING INDUSTRY OF THE CITY OF LONDRINA AND REGION AND THE ACADEMIC DIRECTIVES

 

Resumo

A pesquisa mostra-se como instrumento para propor uma reavaliação das ementas das disciplinas relacionadas ao desenho inseridas no curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina. Para tal, foi realizada uma avaliação da utilização desse tipo de representação gráfica no âmbito industrial local. A pesquisa baseou-se em uma fundamentação teórica acerca do papel da representação gráfica no Design e no Design de Moda, a qual norteou a construção de um protocolo, que foi aplicado a seis designers de moda, atuantes em empresas de confecção diferentes da cidade de Londrina e região. Integrando os resultados dessa pesquisa de campo concomitante às análises de fundamentação teórica aplicadas no âmbito acadêmico e pesquisa bibliográfica, tem-se então uma visão geral das necessidades das empresas no que tange o desenho de moda. A partir destas necessidades delimitadas ocorre uma comparação das mesmas com as ementas, buscando atingir uma congruência de resultados que satisfaça às necessidades da indústria sem desvincular-se dos valores acadêmicos fundamentais.

Palavras-chave: desenho; desenho de moda; design de moda; ensino no design de moda.

 

Abstract

Research shows itself as an instrument to propose a reassessment of menus related to the design of the disciplines included in the course of Fashion Design at the Universidade Estadual de Londrina. For such an evaluation is performed using this type of graphical representation in the industrial field, its use in the context of local garment industry. The research was based on a theoretical foundation about the role of imaging in the Design and Fashion Design, which guided the construction of a protocol, which was applied to six fashion designers working in different companies in the city of Londrina and region. Integrating the results of this research field concomitant to the analysis of theoretical and applied research in the academic literature, it has been an overview of the needs when it comes to fashion design. From these needs is a bounded compared with the same menus, trying to achieve a consistency of results that meet the industry needs not closely related to the fundamental academic values.

Keywords: drawing; fashion drawing; fashion design; teaching in fashion design.

Autores

Paula da Silva Hatadani e Marizilda dos Santos Menezes

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