Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA TEORIA À PRÁTICA DO ENSINO DE DESENHO EM DESIGN: MOBILIÁRIO INFANTIL PEDAGÓGICO / THEORY AND PRACTICE IN DRAW TEACHING DESIGN: PEDAGOGICAL CHILDHOOD FURNITURE

 

Resumo

Este artigo relata uma metodologia do ensino de Desenho Técnico com a perspectiva de uma aplicabilidade à produção de um mobiliário infantil interativo como forma de associar teoria e prática de projeto, ainda pouco abordada nas disciplinas do curso de Design. Sabe-se que grande parte dos erros de execução de um mobiliário, se dá por erros na fase de projeto, seja por falhas na representação, especificação ou mesmo legibilidade. Este processo se deu associando ergonomia e projeto, com produção de um projeto pelos discentes e execução do produto a ser utilizado por um cliente real, crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Alagoas. O projeto e a execução foram realizados por equipes diferentes, potencializando as falhas na execução do projeto e despertando nos estudantes a capacidade de percepção acerca das informações mínimas que devem conter em um projeto. Ao final, estes equipamentos foram doados e utilizados por crianças como parte de seu processo de desenvolvimento pedagógico.

Palavras-chave: desenho técnico; projeto de mobiliário; ergonomia infantil.

 

Abstract

This paper reports a methodology for teaching Technical Drawing with the perspective of an applicability to the production of interactive children’s furniture as a way of associating theory and design practice, still little addressed in the disciplines of the Design course. It is known that most of the errors in the execution of furniture are due to errors in the design phase, whether due to flaws in the representation, specification or even legibility. This process took place associating ergonomics and design, with the production of a project by the students and execution of the product to be used by a real client, children from the Child Development Center of the Federal University of Alagoas. The project and the execution were carried out by different teams, increasing the failures in the execution of the project and awakening in the students the capacity of perception about the minimum information that they must contain in a project. In the end, this equipment was donated and used by children as part of their pedagogical development process

Keywords: technical drawing; childhood forniture; children’s ergonomics.

Autores

Fernando A de M Sá Cavalcanti, Selma Patrícia Bandeira Mendes Costa e Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante

Baixe o Arquivo Completo