Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

DA PRÁTICA CRIATIVA ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS: O QUE É AFINAL O DESIGN? / FROM THE CREATIVE PRACTICE TO THE DAILY PRACTICES: WHAT IS DESIGN?

 

Resumo

Esse ensaio tem como objetivo estabelecer os modos de presentificação do design enquanto conceito, linguagem e prática. Buscamos identificar os possíveis parâmetros que possam representar o seu campo de atuação e complexidade epistemológica. Para tanto, costuram-se diferentes perspectivas a respeito do que é esse “fazer” criativo, desde o seu caráter funcionalista até o seu papel nas práticas do cotidiano. Em um cenário de arranjamentos complexos e uma infinita quantidade de variáveis significantes, o que constitui afinal a gramática do design?

Palavras-chave: epistemologia; design; projeto; cotidiano; teoria das práticas.

 

Abstract

This essay aims at establishing the modes of design presence as concept, language and practice. We seek to identify some potential parameters that could represent this performative field and its epistemological complexity. Therefore, It was sewed different perspectives about this creative “doing”, from its functional feature to its daily practices. In a scenario of complex arrangements and an infinite amount of  meaningful variables, what is, after all, the design gramar?

Keywords: epistemology; design; project; daily; theory of practices.

 

Autores

Maria Cecília Palma Magalhães

Baixe o Arquivo Completo