Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

Da avaliação participativa ao hiperbolóide escolar: repesando a epistemologia, transformando a ciência

Resumo
Este relato propõe-se apresentar o andamento das pesquisas realizadas pelo autor no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Partindo de uma análise da avaliação da aprendizagem da geometria nos cursos de engenharia e arquitetura, procuramos estender tensionamentos avaliativos/ pedagógicos para a concepção epistemológica do conhecimento geométrico, com o objetivo de flexionar/ desestabilizar o historicamente rígido campo das engenharias e arquitetura para, posteriormente, analisar as repercussões destas novas leituras na assunção de alunos e professores dos referidos cursos, enquanto sujeitos de suas histórias de vida individual e coletiva na sociedade.
Palavras-chaves: Ensino Superior de Engenharia e Arquitetura, Geometria Descritiva, Avaliação da Aprendizagem, Epistemologia do Conhecimento Geométrico.

Abstract
This report has the purpose to present the author´s research on Educational as a Post graduation work for Doctorate Course at UFRS. Trough the analysis of the evaluation of geometry learning at the Engineering and Architecture courses, the research intends to extend the evaluative/ pedagogic troubles to the epistemological conception of the geometric knwoledge objectifying to give flexibility/ to disturb the historically rigid field of engineering and architecture. At last will be made an analysis of the repercusions of these new approaches in the student´s and teacher´s assumption while subjects of their individual and collective life experiences in the society.
Keywords: Engineering and Architecture Higher Education, Descriptive Geometry, Learning Evaluation, Geometric Knowledge Epistemology.

Autores

Marcos Pereira Diligenti

Baixe o Arquivo Completo