Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar e analisar uma experiência de ensino vivenciada junto aos estudantes do 8º ano de uma Escola Particular de Ensino Fundamental através do Projeto intitulado de “Laboratório de Inovação – Design de Personagens”. Esta ação está associada às diretrizes da Cultura Maker, a qual possibilita que os estudantes associem os conteúdos aprendidos em sala de aula à sua realidade. A proposta tem como objetivo explorar o processo de criação de personagens para desenvolver nos estudantes habilidades orais, verbais, artísticas e tecnológicas. Para isso, busca, metodologicamente, estimular a criatividade e a descoberta da criação autoral por meio de técnicas de design de personagem, como briefing, brainstorming, storytelling, desenho a partir das formas básicas, pintura digital 2D, escultura manual e modelagem 3D. Através da investigação, percebeu-se que os estudantes se sentem motivados e engajados por conseguirem expressar, através de suas criações e representações visuais, os sentimentos e os pensamentos sobre o mundo que os cerca.
Palavras-chave: design de personagem; modelagem 3d; aprendizagem ativa; movimento maker; ensino fundamental.
Abstract
This article aims to report and analyze a teaching experience with 8th year students at a Private Elementary School through the Project entitled “Innovation Laboratory – Character Design”. This action is associated with the Maker Culture guidelines, which allows students to associate the content learned in the classroom with their reality. The proposal aims to explore the process of creating characters to develop oral, verbal, artistic and technological skills in students. To this end, it seeks, methodologically, to stimulate creativity and the discovery of authorial creation through character design techniques, such as briefing, brainstorming, storytelling, drawing from basic shapes, 2D digital painting, manual sculpting and 3D modeling. Through the investigation, it was noticed that students feel motivated and engaged because they are able to express, through their creations and visual representations, their feelings and thoughts about the world around them.
Keywords: character design; 3d modeling; active learning; maker moviment; elementary education.
Autores
Fernanda Siqueira Freitas e Cristiano Corrêa Ferreira
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