Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CONVERGÊNCIA METODOLÓGICA ENTRE DESIGN THINKING, DE INTERAÇÃO E INDUSTRIAL: PRINCÍPIOS PROJETUAIS VOLTADOS AO IDOSO JOVEM / METHODOLOGICAL CONVERGENCE BETWEEN DESIGN THINKING, INTERACTION DESIGN AND INDUSTRIAL DESIGN: PROJECTIVE PRINCIPLES ORIENTED TO YOUNG ELDERLY

 

Resumo

O presente trabalho dedica-se a investigar o potencial das articulações entre métodos do Design Thinking, de Interação e Industrial, visando o desenvolvimento de critérios norteadores a serem utilizados por designers em projetos de interfaces e/ou serviços, especificamente orientados ao público idoso jovem. Respectivamente, adotando as abordagens de Brown (2009), Garret (2011) e Löbach (2001) fundamenta-se metodologicamente a proposição de diretrizes balizadoras ancoradas em princípios afetivos e técnicos. Ao final, os três métodos são comparados, apontando-se a eficiência metodológica enquanto ferramenta para uma articulação sistêmica em detrimento às escolhas específicas.

Palavras-chave: metodologia em design; design thinking; design de interação; design industrial; idoso jovem.

 

Abstract
The present text is dedicated to investigate the Design Thinking, Interaction Design and Industrial Design methods potential, focusing on the development of guiding criteria to be used by designers in interface projects (objects or services), specifically oriented to young elderly public. Respectively, referencing Brown (2009), Garret (2011) and Löbach (2001) it is methodologically based the proposition of guidelines using affective and technical principles. At the end, the three methods are compared, evaluating the tooling efficiency, emphasising the systemic articulation in detriment to the specific choices.

Keywords: design methodology; design thinking; interaction design; industrial design; young elderly

 

Autores

Lívia Barbosa Gurgel e Luísa Paraguai

Baixe o Arquivo Completo