Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

Contribuições da semiótica no desenvolvimento de ícone para interfaces

Resumo
Com o desenvolvimento tecnológico, a informática também foi inserida no âmbito educacional. Novas metodologias de ensino adotam materiais multimídia e hipermídias pedagógicas (internet e intranet) como tecnologia para educação presencial e à distância. No desenvolvimento de ambientes hipermídias de aprendizagem, verifica-se a importância em disponibilizar interfaces interativas bem planejadas para que não ocorram falhas na comunicação entre emissor e receptor das mensagens, pois tais falhas podem gerar prejuízo no aprendizado do usuário. Durante o planejamento de interfaces interativas, a Semiótica traz grandes contribuições para melhor trabalhar as informações visuais. Este trabalho relata estudos realizados no planejamento da interface de um ambiente hipermídia de aprendizagem desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina, onde utilizou conhecimentos de Semiótica com o objetivo de garantir a eficiência dos ícones e, conseqüentemente, garantir a facilidade de uso, gerando rapidez no desempenho de tarefas e satisfação do usuário.
Palavras-chaves: Semiótica, ícones, interface interativa, ambiente hipermídia.

Abstract
Nowadays, new teaching methodology is adopting multimedia and hypermidia in educational products. The user needs to learn, them the educational product must present an excellent and efficient Human-Computer Interface. Semiotics contributes with the visual graphic communication and it can efficiently help the hypermidia environment interface conception. This paper presents studies realized for an interface conception of an educational hypermidia environment developed at the Federal University of Santa Catarina. As graphical interface uses icons to facilitate the presentation of the content and uses semiotic knowledge to create efficient interface icon, it can contribute to usability, and consequently, to the user´s satisfaction.
Keyword: Semiotic, icon, interface, interaction, hypermidia environment.

Autores

Cláudia Regina Batista Vânia Ribas Ulbricht

Baixe o Arquivo Completo