Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN EDITORIAL PARA UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA TATUADORES / CONTRIBUTION OF EDITORIAL DESIGN TO A DIDATIC MATERIAL PROPOSAL FOR TATTOO ARTISTS

 

Resumo

Este artigo contempla parte da pesquisa realizada no trabalho de conclusão do curso de Design Gráfico, cursado na universidade Universidade Estadual de Londrina, concluído em 2022, e busca desenvolver o projeto gráfico de um guia ilustrado de tatuagem voltado principalmente para iniciantes. O desenvolvimento desse material visa diminuir a escassez de conteúdo didático compilado sobre a área da tatuagem e reduzir a ocorrência de erros comuns e passíveis de prevenção cometidos pelos tatuadores iniciantes. O Design, a leitura e a interação com o público surgem como ferramentas para tornar o guia atraente para os leitores. Nesse sentido, o artigo se vale da aplicação de um questionário com o público-alvo para compreender suas dificuldades e de uma análise de similares para basear o desenvolvimento do produto editorial. O guia prevê a valorização de parâmetros de design gráfico – respiro visual, hierarquia, harmonia visual –, design editorial e de materiais ecológicos e separa os tópicos imprescindíveis aos novos e consagrados profissionais da tatuagem.

Palavras-chave: projeto gráfico; material didático; tatuagem; guia; design editorial.

 

Abstract

This article includes part of the research carried out in the final work of the Graphic Design course, attended at the Universidade Estadual de Londrina, completed in 2022, and seeks to develop the graphic design of an illustrated tattoo guidebook aimed mainly at beginners. The development of this material aims to reduce the scarcity of didactic content compiled about the area of ​​tattooing and reduce the occurrence of common and preventable mistakes made by beginning tattoo artists. Design, reading and interaction with the public emerge as tools to make the guidebook attractive to readers. In this sense, the article uses a questionnaire with the target audience to understand their difficulties and an analysis of similar ones to base the development of the editorial product. The guide foresees the valuation of graphic design parameters – visual breath, hierarchy, visual harmony -, editorial design and ecological materials and separates the essential topics for new and established tattoo professionals.

Keywords: graphic project; didatic material; tattoo; guidebook; editorial design.

Autores

Marcela Gonçalves Balbo e Danielle de Marchi Tozatti

Baixe o Arquivo Completo