Revista Educação Gráfica

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COMBINAÇÃO DE GRUPO FOCAL E PERCURSO COGNITIVO PARA A COMPREENSÃO DA EXPERIÊNCIA DOS VENDEDORES DA PLATAFORMA INSTAGRAM / COMBINATION OF FOCUS GROUP AND COGNITIVE WALKTHROUGHT TO UNDERSTAND THE USER EXPERIENCE FOR INSTAGRAM PLATFORM SELLING USERS

 

Resumo

O Instagram surgiu como uma mídia social, onde as pessoas poderiam realizar o carregamento de imagens e interagir entre si. Com o tempo houve ressignificações do aplicativo, onde algumas pessoas passaram a postar imagens dos seus negócios de venda. Diante disso, o aplicativo criou novas ferramentas, que poderiam facilitar a vida desses vendedores. Considerando que há uma crescente no número de contas comerciais no aplicativo, e que o mesmo apresenta a possibilidade de criação anúncios para os utilizadores dessas contas, torna-se importante, estudos sobre o Instagram e seu design de interface. Buscando compreender a experiência do usuário, para os vendedores do aplicativo, foi utilizado o método Grupo Focal. Quanto a identificação de possíveis problemas de usabilidade, o método adotado foi o Percurso Cognitivo. Como resultado, foram identificados pontos negativos da experiência do usuário, como dificuldades para a realização de tarefas e atualizações frequentes. Por meio do Percurso Cognitivo, foi possível identificar problemas de usabilidade na tarefa de criação de anúncios, como o excesso de ações necessárias. A partir da análise dos resultados foram realizadas sugestões de ajustes e melhorias.

Palavras-chave: design de interfaces; Instagram; experiência do usuário; grupo focal; percurso cognitivo.

 

Abstract

Instagram emerged as a social media, where people could upload images and interact with each other. Over time, there were reinterpretations of the application, where some people started to post images of their sales businesses. Given this, the application created new tools that could make life easier for these sellers. Considering that there is a growing number of commercial accounts in the application, and that it presents the possibility of creating ads for users of these accounts, it is important to study Instagram and its interface design. Seeking to understand the user experience, for the application sellers, the Focus Group method was used. As for the identification of possible usability problems, the method adopted was the Cognitive Path. As a result, negative aspects of the user experience were identified, such as difficulties in performing tasks and frequent updates. Through the Cognitive Path, it was possible to identify usability problems in the ad creation task, such as the excess of necessary actions. Based on the analysis of the results, suggestions for adjustments and improvements were made.

Keywords: interface design; Instagram; user experience; focus group; cognitive walkthrought.

Autores

Maria Amélia Bezerra de Siqueira Carneiro e José Guilherme Santa Rosa

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