Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

COBERTURAS DE CABEÇA: DIRETRIZES PROJETUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS / HEAD COVERINGS: DESIGN GUIDELINES FOR DEVELOPMENT OF PRODUCTS

Resumo

Coberturas de cabeça como chapéus, bonés, boinas, entre outros, além de serem acessórios que possuem a função de proteger são itens que compõem e valorizam a composição de Moda. Embora seu uso no Brasil não seja tão cotidiano como em outras partes do mundo, existe, na atualidade, um aumento na procura de tais acessórios de moda, e por consequência um significativo aumento da produção pelas indústrias, notadamente na região de Apucarana, (Estado do Paraná, Brasil), que conta com um núcleo de indústrias especializadas na confecção de bonés e demais coberturas de cabeça semelhantes. Apesar da pertinência destes elementos para o vestuário, para o Design e para a Moda, não são encontrados muitos registros sobre estas peças, impulsionando o interesse em realizar alguma contribuição para este ramo. O objetivo predominante deste trabalho consiste em compreender as características da concepção e processo produtivo das coberturas de cabeça, visando estabelecer orientações, baseadas em conceitos de Design e de Moda, para o seu desenvolvimento em indústrias.

 Palavras-chave: acessórios de cabeça; design de moda; desenvolvimento de produto.

 

Abstract

Head covers such as hats, caps, berets, among others, in addition to being accessories that have the function of protecting are items that make up and value a fashion composition. Although its use in Brazil is not as common as in other parts of the world, there is currently an increase in demand for such fashion accessories, and consequently a significant increase in production by industries, notably in the region of Apucarana/PR, which has a core of industries specialized in the manufacture of caps and other similar head covers. Despite the relevance of these elements for clothing, Design and Fashion, not many records are found on these pieces, boosting the interest in making some contribution to this branch. The predominant objective of this work is to understand the characteristics of the design and production process of head coverings, aiming to establish guidelines, based on Design and Fashion concepts, for its development in industries.

Keywords: accessories head; fashion design; product development.

Autores

Tamissa Juliana Barreto Berton e Marizilda dos Santos Menezes

Baixe o Arquivo Completo