Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

BRAND PURPOSE PROCESS: A INFLUENCIA DO DNA DE MARCA NA ARTICULAÇÃO DO PROPÓSITO / BRAND PURPOSE PROCESS: THE INFLUENCE OF BRAND DNA IN THE DEFINITION OF BRAND PURPOSE

Resumo

Cada ponto de contato da marca é uma oportunidade que a organização possui de demonstrar para o público um motivo para acreditar e desenvolver com esta um relacionamento de maior proximidade. Para isso, cada ponto de contato deve transmitir a mesma mensagem que foi definida no seu “DNA”. Neste sentido, o conceito de Propósito de marcas pode ser utilizado com o uma ferramenta para que a organização possa disseminar seus objetivos, seu “lugar no mundo” e sua essência de modo a engajar e a fidelizar o público. Para que o propósito se torne uma declaração motivadora da essência da marca e ajudar a organização a manter a percepção daquilo que foi pensado para ela internamente junto ao público externo, o LOGO (Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional) vem desenvolvendo processos para “ativar” o “DNA” da marca e divulga-lo em todos os pontos de contato. O presente estudo tem como objetivo apresentar a relação do “DNA” de marca no desenvolvimento de uma declaração de Propósito a partir da utilização de um diagrama. Para isso, foi utilizada uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental, apresentando parte de projetos desenvolvidos no LOGO de modo a ilustrar a pesquisa.

Palavras-chave: DNA de marca, Propósito de marca e Branding.

 

Abstract

Each contact point of the brand is an opportunity that the organization has to demonstrate to the public a reason to believe and develop a closer relationship. For this, each contact point should convey the same message that was defined in its “DNA”. In this sense, the concept of brand Purpose can be used as a tool. So, the organization can disseminate its goals, its “place in the world” and its essence in a way to engage and retain the public. For the purpose to become a motivating statement of the essence of the brand and to help the organization to maintain the perception of what was thought internally. LOGO (Orientation Laboratory Organizational Genesis) has been developing processes to “activate” the “DNA” of the brand and disseminates it in all points of contact. This study aims to present the relation of the “DNA” of the brand in the development of a purpose statement from the use of a diagram. For this, an exploratory research of bibliographical and documentary basis was used. In additional to that part of projects developed in LOGO were used to illustrate the research.

Keywords: Brand DNA, Brand Purpose and Branding.

Autores

Dayane Alves Lopes e Luiz Salomão Ribas Gomez

Baixe o Arquivo Completo