Revista Educação Gráfica

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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE A DIMENSÃO ECOLÓGICA DAS EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS: UMA ANÁLISE VISUAL / EVALUATION OF CONSUMER PERCEPTION ON THE ECOLOGICAL DIMENSION OF FOOD PACKAGING: A VISUAL ANALYSIS

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou investigar, por meio da percepção visual dos consumidores, quais recursos gráficos podem ser associados à informação acerca da dimensão ecológica das embalagens de alimentos. Foi dividido em duas fases, sendo a Fase 1 pautada em analises visuais de embalagens sustentáveis presentes no mercado e entrevistas semiestruturadas com 50 consumidores de 3 supermercados da cidade de Campina Grande – PB, que forneceram informação para geração de proposições acerca de quais atributos gráficos são mais associados a esta temática. A Fase 2 consistiu no desenvolvimento de embalagens experimentais, fundamentadas nas proposições da Fase 1 e questionário online respondido por 253 pessoas do estado da Paraíba. A Fase 1 mostrou a relevância da organização visual (alta pregnância) para a percepção da dimensão ecológica das embalagens, e a Fase 2 revelou o uso de paleta reduzida de cores; redução na saturação e aumento da claridade; uso da cor verde em detalhes da composição; imagens de elementos da natureza; e fundo remetendo ao artesanal/reciclado, como meios eficazes de comunicar a orientação da embalagem para o consumidor.

Palavras-chave: design gráfico; design de embalagem; comunicação; gestalt; design para sustentabilidade.

 

Abstract

This article presents a research that aimed to investigate, through the visual perception of the consumers, which graphic resources can be associated to the information about the ecological dimension of the food packaging. It was divided into two phases, Phase 1 being based on visual analyzes of sustainable packaging present in the market and semi-structured interviews with 50 consumers from 3 supermarkets in the city of Campina Grande – PB, that provided information to generate propositions about which graphic attributes are more associated with this theme. Phase 2 consisted of the development of experimental packages, based on Phase 1 proposals and an online questionnaire answered by 253 people from Paraíba state. Phase 1 showed the relevance of the visual organization (high pregnancy) for the perception of the ecological dimension of the packages, and Phase 2 revealed the use of reduced color palette; reduction in saturation and increase in clarity; use of green color in composition details; Images of nature elements; and background to the craft / recycled as effective means of communicating the orientation of the packaging to the consumer

Keywords: graphic design; packing design; communication; gestalt; design for sustainability

Autores

Thamyres Oliveira Clementino,  Itamar Ferreira da Silva e Tâmila Kassimura da Silva Fernandes

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