Revista Educação Gráfica

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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA COR COMO MENSAGEM VISUAL EM INFOGRÁFICOS JORNALÍSTICOS / EVALUATING COLOR PERCEPTION AS A VISUAL MESSAGE IN JOURNALISM INFOGRAPHICS

Resumo

A percepção da informação ocorre a partir de vários elementos, dentre os quais a cor. O uso de infográficos na narração jornalística tem sido comum, por proporcionar uma leitura rápida e objetiva. Assim, torna-se importante avaliar a eficácia do uso da cor no processo interativo leitor-infográfico. Neste estudo, objetivou-se avaliar a influência da cor na percepção da mensagem visual de infográficos jornalísticos. O método fundamentou-se em uma abordagem combinando (i) inspeção da conformidade da interface a padrões de usabilidade; (ii) mensuração do desempenho do usuário; e (iii) sondagem da satisfação subjetiva do usuário. Os resultados obtidos revelaram que a ausência de cor interfere na compreensão da mensagem e influencia negativamente a satisfação do usuário. Verificou-se, ainda, que a informação cromática desempenha papéis importantes na transmissão da mensagem visual contida em infográficos jornalísticos, por contribuir para as funções de hierarquização, representação, quantificação e rotulação da informação.

Palavras-chave: cor; percepção; avaliação.

 

Abstract

The use of infographics in journalistic narratives has become common practice, for providing a quick and objective visual information reading. Additionally, color is one of the important features in visual information perception. Thus, evaluating the effectiveness of color use in reader-infographic interaction is essential. This study aimed to investigate the influence of color on the perception of the graphical messages in journalistic infographics. The approach adopted has combined three evaluation methods: (i) product conformity inspection; (ii) user performance measurement; and (iii) user subjective satisfaction measurement. Regarding the conformity inspection, the colored version of the infographic (original version) was inspected by using Nielsen’s heuristics (1994). Results revealed that the absence of color interferes with the comprehension of the message and negatively influences the subjective satisfaction of the user. They also revealed that the chromatic information plays important roles in the transmission of the visual message contained in journalism infographics, by contributing to the functions of hierarchy, representation, quantification and labeling of the information.

Keywords: color; perception; evaluation.  

Autores

Hanna França Menezes e  José Eustáquio Rangel de Queiroz

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