Revista Educação Gráfica

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AUTOMAÇÃO NA ARQUITETURA: MENSURAÇÃO DO ENGAJAMENTO NO PROCESSO DE PROJETO USANDO A PLATAFORMA ARDUINO / AUTOMATION IN ARCHITECTURE: MEASUREMENT OF ENGAGEMENT IN THE PROJECT PROCESS USING ARDUINO PLATFORM

Resumo

No contexto do ensino de arquitetura, essencialmente no processo de projeto com prototipagem automatizada, o pensamento computacional se insere neste cotidiano como forma de construir conhecimento por meio de ações próprias, características da cultura maker. Portanto, este trabalho tem como objetivo mensurar o estado de engajamento de estudantes de arquitetura em relação ao aprendizado durante o processo de projeto automatizado com a plataforma Arduino. Para atingir este objetivo, o estudo foi baseado na teoria do Flow usando o Experience Sampling Method (ESM) combinado com o método de Participant Observation (PO). Considerando esses fatos, o engajamento e aprendizado aconteceu quando a inclusão da plataforma Arduino junto às metodologias de ensino, estimulou os alunos a desenvolverem trabalhos automatizados. Dessa forma, a prática de construir por conta própria com o uso de tecnologias em ambientes educacionais é possível, além de permitir a integração do pensamento computacional no processo de projeto.

Palavras-chave: engajamento. cultura maker. automação. plataforma arduino.

 

Abstract

In the context of architecture teaching, essentially in the process of project with automated prototyping, computational thinking is inserted in this everyday as a way of building knowledge through own actions, characteristics of the maker culture. Therefore, this work aims to measure the state of engagement of architecture students in relation to learning during the automated project process with the Arduino platform. To achieve this goal, the study was based on the Flow theory using the Experience Sampling Method (ESM) combined with the Participant Observation (PO) method. Considering these facts, the engagement and learning happened when the inclusion of the Arduino platform together with the teaching methodologies, stimulated the students to develop automated works. In this way, the practice of building up on its own with the use of technologies in educational environments is possible, besides allowing the integration of computational thinking in the project proces.

Keywords: engagement. maker culture. automation. arduino platform.

Autores

Ernani Zandoná Pazini,  Thaísa Leal da Silva e   Andréa Quadrado Mussi

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