Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ATUALIZAÇÃO E EMAN CIPAÇÃO DE EDUCADORES NO CAMPO DAS TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Resumo
Este artigo enfoca um projeto de pesquisa que se encontra em desenvolvimento na Escola de Belas Artes da UFRJ. O estudo visa promover a conquista da emancipação por parte de educadores gráficos de modo a se tornarem agentes de transformações no campo do ensino e da aplicação de linguagens visuais, sejam elas técnicas ou artísticas. Após a descrição sumária dos objetivos, metodologia e quadro teórico do projeto, são apresentados alguns depoimentos de participantes como primeiros indicadores de resultados já alcançados por meio deste trabalho.
Palavras-chave: educação gráfica; autonomia de professores; aprendizagem transformativa; prática pedagógica.

Abstract
This paper focus on a research project that is being developed at the Fine Arts School of the Federal University of Rio de Janeiro. The study aims at promoting graphic teachers’ emancipation, enabling them to become transformation agents in the visual language teaching and application fields, either technical or artistic. Following a brief description of the objectives, the methodology and the theoretical framework of the project, a number of students’ testimonies are presented as the first signs of results already achieved through this work.
Key words: graphics education; teachers’ autonomy; transformative learning; pedagogical praxis.

Autores

Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues Cláudio César Pinto Soares

Baixe o Arquivo Completo