Resumo
Entendendo a crescente relevância da questão estética no desenvolvimento de produtos sustentáveis, este estudo propõe a verificação do desenvolvimento e aplicação em projetos de estratégias que contemplem esta abordagem. A fim de observar dissonâncias e concordâncias entre estudos teóricos e mercado, na definição e adoção destas estratégias visuais, parte da análise de atributos estéticos propostos em publicações anteriores, aplicando-os a um estudo de caso com marcas de acessórios (mochilas) sustentáveis na cidade de Porto Alegre. O experimento realizou-se em duas etapas, sendo a primeira baseada no método de Análise do Artefato, a partir de informações oferecidas pelas empresas, e a seguinte, em uma Avaliação Visual de Produtos, com a participação de usuários.
Palavras-chave: design; mochila; sustentabilidade; estética; atributos visuais.
Abstract
Understanding the growing importance of aesthetics in the development of sustainable products, this study aims to check the development and implementation, in projects, of strategies that consider this approach. In order to observe dissonances and concordances between theoretical studies and market solutions in the definition and adoption of these visual strategies, it begins with an analysis of aesthetic attributes proposed in previous publications, applying them to a case study with sustainable accessories (backpacks) brands in the city of Porto Alegre. The experiment was drived out in two stages: the first one being based on the Artifact Analysis method, througth analysis of information provided by the companies; and the following, in Visual Product Evaluation, with users’ participation.
Keywords: design; backpacks; sustainability; aesthetics; visual atributes.
Autores
Andréa de Castro Moreira; Jocelise Jacques de Jacques e Gabriela Zubaran de Azevedo Pizzato
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