Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ATIVIDADES DE DESIGN NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO VISUAL NA ESCOLA EDEM

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, que buscou identificar algumas circunstâncias que possam favorecer a inserção de atividades de design no ensino fundamental a partir do estudo de caso da disciplina Comunicação Visual oferecida na escola Edem. Aparentemente, favorecem a inserção de atividades de design no ensino fundamental: (i) a existência de pessoas na equipe pedagógica, no âmbito estratégico e operacional, que acreditam nos benefícios das atividades de design e patrocinem sua manutenção no currículo; (ii) seu oferecimento no currículo com o mesmo grau de relevância das outras disciplinas ou temas transversais; (iii) a qualificação de toda equipe docente na utilização dos conhecimentos e habilidades de design para criação de um ambiente escolar que valorize a produção dos alunos e (iv) o aproveitamento de professores de artes ou de disciplinas ligadas à tecnologia que já lecionam na escola.

Palavras-chave: educação através do design; atividades de design; comunicação visual; design para crianças e jovens.

 

Abstract

This paper presents a research developed in the Design Post-graduate Program from the Federal University of Paraná, which tried to identify some of the circumstances that may favor the insertion of design activities in the basic education from the study of the Visual Communication course offered in the Edem School. Apparently, favor the integration of design activities in basic education: (i) the existence of people in the pedagogical team, in the strategical and operational area, that believe in the benefit of the design activities and sponsor its maintenance in the curriculum; (ii) its availability in the curriculum with the same degree of relevance of the other courses or themes; (iii) the qualification of the entire instructive team in the utilization of the knowledge and skill on design for the creation of a school environment that values the student’s productions and (iv) the use of art teachers or teachers from technology-related courses that have already taught in the school.

Keywords: education through design; design activities; visual communication; design for children and young people.

Autores

Renato da Cunha Tardin Costa e Antonio Martiniano Fontoura

Baixe o Arquivo Completo