Revista Educação Gráfica

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ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM AMBIENTE DIGITAL: PESQUISAS CENTRADAS NOS USUÁRIOS / TECHNICAL ASSISTANCE FOR SOCIAL HOUSING IN DIGITAL ENVIRONMENT: USER CENTERED RESEARCHES

 

Resumo

As habitações de interesse social entregues por programas sociais tornaram-se um problema do ponto de vista da resiliência do ambiente construído. A ausência de assistência técnica adequada e a falta de acesso às informações técnicas de qualidade para realizar intervenções nas moradias têm ampliado sua vulnerabilidade. O desenvolvimento desta pesquisa visou identificar e disponibilizar estratégias projetuais para reformas e intervenções em HIS, por meio de um ambiente digital multiplataforma (web e aplicativos para dispositivos móveis); tendo como metodologia auxiliadora o Design Centrado no Usuário. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir sobre os principais resultados obtidos por meio da aplicação de dois questionários quantitativos online. Foram 40 moradores em habitações sociais na cidade de Uberlândia, e 153 arquitetos e urbanistas a nível nacional; analisando aspectos sócio-econômicos, experiências com reformas e assistência técnica habitacional. Os resultados revelaram que há uma disparidade entre os perfis de moradores e arquitetos e urbanistas, quanto ao nível de instrução, acesso à tecnologias e quais tipos de informações lhes são úteis no contexto de reformas e assistência técnica.

Palavras-chave: habitação social; design centrado no usuário; resiliência no ambiente construído; pesquisa quantitativa.

 

Abstract

Social housing delivered by social programs has become a problem from the point of view of the resilience of the built environment. The lack of adequate technical assistance and the lack of access to quality technical information to carry out interventions in housing have increased their vulnerability. The development of this research aimed to identify and provide projective strategies for renovations and interventions in social housing through a cross-platform digital environment (web and mobile apps); with the help-of-view methodology of User Centred Design. This article aims to present and discuss the main results obtained through the application of two quantitative questionnaires online. There were 40 residents in social housing in the city of Uberlândia, and 153 architects and urban planners Nationwide; analyzing socio-economic aspects, experiences with reforms and housing technical assistance. The results revealed that there is a disparity between the profiles of residents and architects and urban planners, regarding the level of education, access to technology and what kind of information is useful in the context of reforms and technical assistance.

Keywords: social housing; user centred design; resilience in the built environment; quantitative research.

Autores

Juliana Gomes Faria e Simone Barbosa Villa

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