Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ASPECTOS DO PERFIL PROFISSIONAL DO DESIGNER GRÁFICO BRASILEIRO

Resumo

A partir dos conceitos de autores mais recorrentes nos trabalhos de graduação do curso de bacharelado em Design (EGR/CCE/UFSC), procurou-se configurar o perfil do profissional designer gráfico na atualidade. Levantamentos realizados permitem a reflexão sobre o que é permanente e sobre o que evoluiu, a partir das bases conceituais e metodológicas para o estudo de Design. Considerou-se mais especificamente a evolução do conceito de Design e sua influência no perfil conceitual do designer. Houve o estudo de documentos, publicações acadêmicas e textos científicos, os quais tratam das conceituações em Design e das descrições de atividades profissionais. Também houve a análise das respostas dos questionários enviados a professores de cursos de graduação de Design em diferentes regiões brasileiras. Isso caracterizou um estudo do material de pesquisa e uma discussão sobre o tema. Algumas conceituações presentes na bibliografia consultada sugerem uma progressiva desmaterialização da prática profissional do designer, valorizando atividades de pesquisa de mercado e gestão de processos. Entretanto, ao se avaliar a posição dos entrevistados, assim como conceituações estudadas na maior parte da bibliografia, foi evidenciado que o perfil profissional do designer ainda permanece diretamente relacionado à atividade criativo-projetiva de produtos.

Palavras-chave: design gráfico; conceituação; perfil profissional.

 

Abstract

From the concepts of the most recurrent authors in undergraduate Design bachelor degree papers (EGR/CCE/UFSC), it was set up the graphic designer professional profile today. Surveys allow reflection on what is permanent and what evolved from the conceptual and methodological bases for the Design studies. It was considered more specifically the evolution of the concept of design and its influence on the profile of the conceptual designer. There was the study of documents, academic journals and scientific texts, which deal with concepts in Design and descriptions of professional activities. There was also an analysis of the responses from questionnaires sent to teachers of Design courses in different Brazilian regions. It featured a study by research material and a discussion on the topic. Some concepts present in the bibliography suggest a progressive dematerialisation of the designer’s professional practice, valuing market research activities and management processes. However, when evaluating the position of the respondents, as well as concepts studied in most of the literature, it was evident that the professional designer’s profile is still directly related to the creative-projective activity of products.

Keywords: graphic design; conceptualization; professional profile.

 

Autores

Fernando dos Santos Almeida Richard Perassi Luiz de Sousa

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