Revista Educação Gráfica

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AS TEORIAS QUE FUNDAMENTAM OS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O DESIGN DAS INTERFACES GRÁFICAS DE USUÁRIO

Resumo

Este artigo investiga as teorias que sustentam os princípios básicos que regem o desenvolvimento de Interfaces Gráficas de Usuário. São apresentados 12 princípios que foram catalogados a partir de uma revisão histórica de literatura. Os princípios analisados são: (1) familiar user´s conceptual model; (2) manipulação direta; (3) princípio de ver e apontar: substantivo; (4) feedback; (5) mode e modeless; (6) WYSIWYG; (7) consistência; (8) forgiveness; (9) usuário no controle; (10) user tailorability; (11) conhecer a audiência; (12) simplicidade e padronização. Foi observado que todos os princípios foram originados com o objetivo de facilitar as iterações homem-máquina e que se baseiam no comportamento psicossocial dos indivíduos.

Palavras-chave: interação homem-computador; design de interface; interface gráfica de usuário.

Abstract

This article investigates the theories that support the basic principles governing the development of Graphical User Interfaces. Are presented 12 principles that were cataloged from a historical review of the literature. The principles discussed are: (1) family User’s conceptual model (metaphor); (2) direct manipulation; (3) point of view: noun and verb; (4) feedback; (5) mode and modeless; (6) WYSIWYG; (7) consistency; (8) forgiveness; (9) user in control; (10) user tailorability; (11) know your audience; (12) simplicity and standardization. It was observed that all the principles were derived in order to facilitate human-machine and iterations that are based on social behavior of individuals.

Keywords: human-computer interaction. interface design. graphics user interface.

Autores

André Luis Marques da Silveira Vinicius Gadis Ribeiro e Luis Fernando Folle

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