Revista Educação Gráfica

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ARTICULAÇÃO DAS DIMENSÕES SINTÁTICAS E SEMÂNTICAS NO DESENVOLVIMENTO PROJETUAL DE MODA: ANÁLISE FERRAMENTAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL / ARTICULATION OF SYNTACTIC AND SEMANTIC DIMENSIONS IN FASHION DESIGN DEVELOPMENT: TOOL ANALYSIS IN THE EDUCATIONAL CONTEXT

 

Resumo

Este estudo objetiva a análise do processo de definição de atributos sintáticos e semânticos no desenvolvimento projetual de moda inserido em um contexto educacional. Como critério de investigação exploratória foi estipulada uma abordagem com delineamento descritivo e coleta de dados qualitativos a partir da condução experimental de aplicação da ferramenta intitulada “Mapa de Categorias Expressivas” (MCE), proposta por Sanches (2016), junto a estudantes de design de moda. Os resultados obtidos por meio da aplicação e análise ferramental — efetivados através de um grupo focal — apontaram para a eficácia do MCE ao promover uma definição articulada de atributos sintáticos e semânticos dos produtos a partir de um processo projetual mais bem delineado e organizado, capaz de proporcionar uma ideação, também, mais autoral e inovadora. Assim, é evidente a importância da utilização instrumental de auxílio aos projetos no tangente, principalmente, à definição de atributos de um produto, na qual a composição balanceada entre forma e conteúdo se estabeleça enquanto meio interpretativo para a geração de sentidos, inclusive em outros contextos de utilização para além dos espaços pedagógicos.

Palavras-chaves: projeto de produto de moda; semântica dos produtos; ensino de moda.

 

Abstract

This study aims to analyze the process of defining syntactic and semantic attributes in the fashion design development within an educational context. As an exploratory research criterion, an approach with a descriptive outline and qualitative data collection was stipulated from the experimental conduction of application of the “Map of Expressive Categories” (MCE) tool, proposed by Sanches (2016), with fashion design students. The results obtained through the tool application and analysis — carried out through a focus group — pointed to the MCE effectiveness in promoting an articulated definition of syntactic and semantic attributes of the products from a better outlined and organized design process capable of providing ideation also more authorial and innovative. Thus, it is evident the importance of instrumental use of aid to projects, mainly regarding the definition of products attributes, in which the balanced composition between form and content is established as an interpretive means for the generation of meanings, including in other contexts of use beyond the pedagogical spaces.

Keywords: fashion product design; product semantics; fashion teaching.

Autores

Jessica Schneider, Célio Teodorico dos Santos e Marcelo Gitirana Gomes Ferreira

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