Revista Educação Gráfica

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ARTE NOS JOGOS: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO VISUAL / GAME ART: A STUDY OF VISUAL DEVELOPMENT PROCESSES

 

Resumo

A arte 2D é fundamental nos jogos digitais e é utilizada desde os momentos iniciais de desenvolvimento para visualizar ideias, até etapas mais avançadas, para a produção de componentes visuais que irão compor o jogo. Durante o desenvolvimento de artes 2D, o método pode envolver várias etapas e técnicas de desenvolvimento visual até chegar na versão final. Este trabalho envolve uma análise dos processos de desenvolvimento visual nos jogos. Com uma pesquisa documental, foram investigados os processos de trabalhos de arte digital 2D realizados para produtos lançados na indústria, analisando 50 trabalhos postados na plataforma online ArtStation que evidenciavam seus processos de desenvolvimento visual. A ocorrência regular de determinadas técnicas foi percebida e, além disso, outras técnicas menos comuns também foram contempladas, exemplificando a diversidade de processos empregados dependendo do artista e do produto para qual o trabalho está sendo desenvolvido. O estudo discute e exemplifica o trabalho com sketches, thumbnails, ilustrações e concept arts, revelando práticas comuns e variações das técnicas.

Palavras-chave: arte nos jogos; arte digital; artstation; desenvolvimento visual, arte 2D.

 

Abstract

2D art is fundamental in digital games and is used from the initial moments of development to visualize ideas, to more advanced stages, for the production of visual components that will compose the game. During the development of 2D arts, the method may involve several steps and visual development techniques until reaching the final version. This work involves an analysis of visual development processes in games. With a document analysis, the processes of 2D digital art work carried out for products launched in the industry were investigated, analyzing 50 works posted on the ArtStation online platform that evidenced their visual development processes. The regular occurrence of certain techniques was noticed and, in addition, other less common techniques were also contemplated, exemplifying the diversity of processes employed depending on the artist and the product for which the work is being developed. The study discusses and exemplifies work with sketches, thumbnails, illustrations and concept arts, revealing common practices and variations in techniques.

Keywords: game art; digital art; artstation; visual development; 2D art.

Autores

Guilherme Luzardo Carvalho, Rafael Marques de Albuquerque e Flávio Anthero N. V. dos Santos

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