Revista Educação Gráfica

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ARTE, DESIGN E INDÚSTRIA CULTURAL NA APROPRIAÇÃO COMERCIAL DE ARTISTAS: ESTUDO DE CASO DA MARCA VAN GOGH / ART, DESIGN AND CULTURAL INDUSTRY IN THE COMMERCIAL APPROPRIATION OF ARTISTS: A CASE STUDY OF THE VAN GOGH BRAND

 

Resumo

Neste artigo são estudados produtos cujos aspectos estético-simbólicos são associados à personalidade artística de Van Gogh, resultantes da interação entre imagens artísticas, projetos de Design, Marketing, Mídia e Indústria Cultural. A partir do século XX, ocorreram constantes divulgações sobre sua personalidade e suas obras, configurando a imagem do artista no imaginário coletivo, como um personagem da cultura Pop, uma marca que foi explorada na mídia noticiosa ou publicitária e mercantilizada pela indústria cultural. Assim, tem-se por objetivo apresentar a categorização básica de processos e produtos associados à marca, no tocante às origens e às características dos conteúdos estético-simbólicos e sobre os emissores de marcas, que são beneficiários das aplicações de imagens artísticas em seus produtos. Este artigo é decorrente de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em etapas: exploratória, teórico-bibliográfica e documental, sendo que os resultados aqui descritos de modo sistemático, evidenciam a estreita interação entre Arte e Design, pois são necessários projetos formais que caracterizam a área de Design, para aplicar nos diversos produtos as imagens de obras originais de Van Gogh ou releituras realizadas por outros artistas e ilustradores.

Palavras-chave: design; imagens artísticas; produtos populares; comércio; cultura pop.

 

Abstract

This article studies products whose aesthetic-symbolic aspects are associated with Van Gogh’s artistic personality, resulting from the interaction between artistic images, Design, Marketing, Media, and Cultural Industry projects. From the 20th century, there were constant disclosures about his personality and his works, configuring the artist’s image in the collective imagination, as a character of Pop culture, a brand that was explored in the news or advertising media and commercialized by the cultural industry. Thus, the objective is to present the basic categorization of processes and products associated with the brand, regarding the origins and characteristics of the aesthetic-symbolic contents and about the brand issuers, who are beneficiaries of the applications of artistic images in their products. This article is the result of qualitative research, developed in stages: exploratory, theoretical-bibliographic, and documental, and the results described here in a systematic way, show the close interaction between Art and Design, as formal projects that characterize the area of Design, to apply images of Van Gogh’s original works or reinterpretations made by other artists and illustrators to the various products.

Keywords: design; artistic images; popular products; business; pop culture.

Autores

Luana Cervinski e Richard Perassi Luiz de Sousa

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