Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ARTE CONCRETA: RACIONALISMO E ABSTRAÇÃO COMO CONTRIBUIÇÕES PARA O DESIGN – UM ESTUDO NA OBRA DE GERALDO DE BARROS

Resumo
Geraldo de Barros foi um artista plástico concretista que buscou a integração funcional da arte ao cotidiano por meio do design. O Concretismo foi um movimento vanguardista que abrangeu as artes plásticas, a arquitetura, a música, a poesia, o design. Os artistas que formaram o grupo concretista paulista Ruptura, em 1952, concebiam a arte como projeto, como idéia racional e propunham objetos múltiplos contrapondo-se à noção de obra única. Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar os pressupostos sociais e racionais do Concretismo sobre a produção plástica e a metodologia de projeto de Geraldo de Barros enquanto designer de móveis.
Palavras Chave: Concretismo; geometria; Geraldo de Barros.

Abstract
Geraldo de Barros was the artist who sought functional integration of everyday art through
design. The Concretismo was a vanguard movement that included the fine arts, the  architecture, the music, the poetry, the design. The artists, who formed the group Ruptura in 1952, conceived art as project, as rational idea and proposed multiple objects in opposition to the concept of a single work. This research aimed to highlight the social and rational assumptions of Concretismo on the artistic production and design methodology Geraldo de Barros as a furniture designer.
Keywords: Concretismo; geometry; Geraldo de Barros.

Autores

Marko Alexandre Lisboa dos Santos Aniceh Farah Neves

Baixe o Arquivo Completo