Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APRENDIZAGEM NO CONTEXTO MÓVEL: GUIA DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E TECNOLÓGICAS PARA O ENSINO ONLINE E MOBILE DO MOODLE / LEARNING IN THE MOBILE CONTEXT: GUIDE OF PEDAGOGICAL AND TECHNOLOGICAL STRATEGIES FOR ONLINE AND MOBILE EDUCATION IN THE MOODLE

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que propõe um guia de estratégias para melhorar os processos de ensino e aprendizagem de ambientes virtuais de aprendizagem, tendo como objeto de estudo o Moodle do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras. O estudo foi realizado em três etapas principais, sendo: revisão bibliográfica, análises e avaliação das estratégias por meio de um grupo focal com especialistas. A partir da revisão bibliográfica e das análises, foram pré-definidas estratégias para o Moodle do e-Tec Idiomas. Após, por meio de uma sessão de grupo focal, as estratégias foram avaliadas e reformuladas, resultando em novos itens; por fim, as estratégias foram organizadas em um modelo teórico para o ensino online e mobile – divididas em estratégias pedagógicas e tecnológicas – tendo seu conteúdo disponibilizado em um site. Os resultados do estudo demonstraram o alto grau de convergência das estratégias com o grau de importância atribuído pelos especialistas, evidenciando que as estratégias contemplam questões tecnológicas e pedagógicas, o que impactará em uma releitura do atual contexto da aprendizagem online do Moodle do Programa e-Tec Idiomas.

Palavras-chave: aprendizagem móvel; ambiente virtual de aprendizagem; usabilidade; Moodle.

 

Abstract

This article aims to present the results of a master’s degree thesis that propose a guide of strategies to improve the teaching and learning processes of virtual learning environments, having the Moodle of the e-Tec Languages ​​Without Borders Program as the object of study.  We organized this research in three levels – bibliographical review, analysis, and examination of strategies through a focus group with specialists. From the bibliographic review and analyzes, we elaborated strategies for the Moodle of the e-Tec Languages. Afterward, through a focus group session, the strategies were evaluated and reformulated in new items. Finally, we organized the strategies into a theoretical model for online and mobile teaching – divided by technological and pedagogical strategies – and made it available on a website. Results show the high degree of agreement of the strategies with the importance degree identified by specialists, evidencing that the strategies contemplated technical and pedagogical questions, which impacts on a re-reading of the current context of the online learning of the Program’s Moodle and -Tec. Languages.

Keywords: mobile learning; virtual learning environments; usability;  Moodle.

Autores

Jéssica Rodrigues Esteves e Luis Otoni Meireles Ribeiro

Baixe o Arquivo Completo