Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APRENDIZAGEM ACELERATIVA: ENSINO COMPATÍVEL COM O CÉREBRO

Resumo
O ensino tradicional tem apresentado a longo tempo, muito baixo rendimento da aprendizagem: no Brasil somente 1% do currículo de 1º grau é assimilado pelos alunos. Em 1984, o Dr. Luiz Machado, PhD da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, criou a aprendizagem acelerativa, metodologia baseada em pesquisas científicas sobre o cérebro e a mente (neurociências). A aprendizagem acelerativa é simples, rápida, compatível com o cérebro, é voltada para a pessoa – não para os conteúdos – desenvolvendo suas capacidades, sua inteligência, sua criatividade. Na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte os resultados obtidos em geometria descritiva foram 350% melhores do que com a metodologia tradicional.
Palavras-chave: Aprendizagem Acelerativa, Metodologia de Ensino.

Abstract
For a long time traditional school has showed poor learning results: in Brazil only 1% of the first grade curriculum is absorbed. In 1984, Luiz Machado, Ph.D. of Rio de Janeiro State University, created Accelerated Learning Methodology based on scientific research about the mind an the brain (Neuroscience). Accelerated Learning is simple, quick, compatible with the brain and it is directed to the individual not to contents, tapping into one’s capacities, intelligence and creativity. The Federal University of Pernambuco and Federal University of Rio Grande do Norte have obtained results 350% above traditional methodology in Descriptive Geometry.
Keywords: Accelerated Learning, Methodology of Teaching, Lateralization of Cerebral Hemispheres, Well Thinking, To Create Solutions, Aims of Teaching.

Autores

Gildo Montenegro

Baixe o Arquivo Completo