Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS: UM NOVO CONCEITO PARA A FORMAÇÃO DO DESIGNER NO VIÉS SUSTENTABILIDADE

Resumo
Diante das novas configurações nos cenários social, cultural, midiático, tecnológico e ambiental, é urgente se pensar em mudanças de paradigmas na educação, em especial no ensino superior. Nesse contexto, objetivou-se pensar na aprendizagem baseada em problemas (PBL) como possibilidade de promoção de um ensino centrado nos estudantes, capaz de promover uma visão interdisciplinar e uma efetiva relação teoria e prática. Valeu-se de pesquisa bibliográfica para se estabelecer a influência dos pensamentos pedagógicos no ensino do design e para projetar uma prática de ensino baseada na aprendizagem baseada em problemas (PBL) e levantar possibilidades e limites da implantação dessa metodologia. Os dados preliminares indicam, que apesar das dificuldades a serem enfrentadas com mudanças paradigmáticas na educação, o pbl pode oferecer aos alunos um ensino integrador de teorias e vivência significativa de práticas.

Palavras-chave: ensino do design; interdisciplinaridade; PBL; sustentabilidade.

Abstract Toward the new configurations of the social, cultural, media, technological and environmental scenarios, it’s a priority to think about changes on education’s paradigms, especially in College. In this context, it was focused to think on Problem Based Learning (PBL) as possibility to promote a student’s centered education, able to promote a interdisciplinary vision and a effective relation between theory and practice. It was based on bibliographical research to establish the influence of pedagogical thoughts in teaching the Design and to project a practice of education based in the Problem Based Learning (PBL) and raise possibilities and limits on the implementation of this methodology. The preliminary data indicate that despite of the difficulties to be faced with paradigmatic changes in education, the PBL can offer to the students an education integrated of theories and significant practical experiences.
Keywords: design education; interdisciplinary; PBL; sustainability.

Autores

Letícia Fernandes Arruda Neves Francisco de Alencar

Baixe o Arquivo Completo