Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APLICAÇÃO DO DESENHO NO JULGAMENTO HORTICULTURAL DE ORQUÍDEAS – ORCHIDACEAE

Resumo
O Desenho aplicado ao Julgamento Horticultural de Orchidaceae é um fator inovador que revoluciona o processo de avaliação dessas plantas. Com a abertura de núcleos de orquidofilia no Brasil foram criadas competições entre plantas expostas, cujo propósito é incentivar e atrair um público maior para a horticultura orquidófila. Na escolha e no julgamento das melhores plantas, até hoje, usam-se métodos empíricos, de natureza pessoal e subjetiva por parte dos juizes. A adoção de método científico confere confiabilidade. Propomos um método de julgamento baseado no desenho da planta, detalhes geométricos, formas e cores. Reunir e sintetizar informações referentes ao assunto, propor novos modelos, disponibilizar estas informações para o público orquidófilo, inspirar metodologia e padrões unificados de julgamento no Brasil são nossos objetivos. Pretende-se, também, resgatar e apresentar a interdisciplinaridade disponível neste assunto, com especial abordagem na Geometria Descritiva e no Desenho Técnico, disciplinas do currículo do curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal do Paraná, levando à melhoria da qualidade do ensino e suas relações teórico-práticas.
Palavras-chave: desenho; ensino; julgamento horticultural; Orchidaceae; orquídea.

Abstract
The drawing applied to the Horticultural Judgment of Orchidaceae is an innovation that revolutionizes the evaluation process of these plants. Along with the opening of orchid societies in Brazil, exhibitions among exposed plants, whose objective is to encourage and attract a larger public to this branch of horticulture. Empirical methods are still used in choosing and judging the best plants, and this is done in a subjective way by the judges. This study suggests that the judgment should be based on the drawing of the plant, its geometric details, shapes and colors. Gathering and synthesizing the information around this topic, suggesting new models and rules to make these information available in the future to the orchidophile public, inspiring a methodology, models and unified patterns of judgment in Brazil were the objectives of this paper. It was also intended to rescue and present the indisciplinarity available on this subject, with a special approach to Descriptive Geometry and Technical Drawing, which are subjects required for the graduation in Agronomy at the Federal University of Parana, bringing the best quality of learning and its theoretical and practical relations.
Keywords: Drawing Teaching; Horticultural Judgment; Orchidaceae; Orchid.

Autores

Adriana A. B. Santos Luz Thiago E. C. Meneguzzo

Baixe o Arquivo Completo