Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APLICAÇÃO DE REQUISITOS DE INTERFACE PARA FACILITAR A COLABORAÇÃO DE USUÁRIOS NO MOODLE / USER INTERFACE REQUIREMENTS APPLICATION TO FACILITATE USER COLLABORATION IN MOODLE

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir a facilitação da colaboração entre usuários com o auxílio de interfaces digitais. Seu objetivo mais preciso é apresentar resultados de pesquisa de mestrado que procurou propor elementos gráficos e ferramentas computacionais que, integradas à interface de Ambientes Virtuais de Aprendizagem — mais especificamente o Moodle —, facilitem a colaboração entre usuários. Para tanto, em primeiro lugar será apresentado o embasamento teórico da pesquisa, seguido de um breve relato dos procedimentos metodológicos tomados ao longo da dissertação e dos resultados obtidos. Por fim, será apresentada a aplicação dos resultados a partir dos requisitos de interface estabelecidos. Na conclusão, se infere que a proposta de novos elementos e funcionalidades na interface do Moodle evidencia alguns dos caminhos possíveis para a facilitação da colaboração entre estudantes e seus professores em ambientes digitais.

Palavras-chave: colaboração; design de interfaces; Moodle.

 

Abstract

This paper aims to discuss the facilitation of collaboration between users with the help of digital interfaces. Its most precise objective is to present master’s dissertation results that proposed graphical elements and computational tools that, integrated to the interface of Learning Management Systems – more specifically Moodle -, facilitate the collaboration between users. To do so, first the theoretical basis of the research will be presented, followed by a brief report of the methodological procedures taken throughout the dissertation and the results obtained. Finally, the application of the results will be presented from the established interface requirements. In conclusion, it is inferred that the proposal of new elements and functionalities in the interface of Moodle highlights some of the possible ways to facilitate collaboration between students and their teachers in digital environments.

Keywords: collaboration; interface design; Moodle.

Autores

Bruna Ferreira Gugliano e Régio Pierre da Silva

Baixe o Arquivo Completo