Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

APLICAÇÃO DE OBJETOS DE USO COTIDIANO EM AMBIENTE LÚDICO E O IMPACTO DO DESIGN EM SUA ADOÇÃO / DAILY OBJECTS IN PLAYFUL ENVIRONMENT AND DESIGN INFLUENCE IN THEIR ADOPTION

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as relações sensoriais e funcionais estabelecidas entre as crianças e produtos cotidianos, divididos entre aqueles com características que privilegiam a função e outros que apresentem elementos diferenciadores, aplicados como brinquedos não estruturados. A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira consistiu em detectar brinquedos não estruturados em ambiente lúdico doméstico. Na segunda fase, em ambiente lúdico controlado, foram usados como brinquedos não estruturados 60 artefatos de uso cotidiano estando divididos entre pentes, embalagens e recipientes vazios e colheres. Desses, 30 tinham características comuns e que identificavam a função e 30 continham elementos estéticos diferenciadores. Foram perceptíveis a capacidade e a necessidade de adaptações das crianças à aplicação dos artefatos. As novas leituras sobre os artefatos se sobrepuseram a sua função explicita no ambiente lúdico. Os objetos com design diferenciado e com aspectos inusitados ofereceram maior estímulos criativos que os com aspecto explicitamente funcionais.

Palavras-chave: design de produto; planejamento de produto; brinquedos não-estruturados; crianças.

 

Abstract

The objective is to analyze the sensory and functional relations between the children and everyday products, divided into those with features that emphasize the function and others presenting differentiating elements, applied as unstructured toys. The research was divided into two phases. The first was to detect unstructured toys in domestic playful environment. In the second phase, in controlled playful environment, they were used as toys unstructured 60 articles of everyday use being divided between combs, packaging and empty containers and spoons. Of these, 30 had common characteristics that identify the function and 30 contained differentiating aesthetic elements. Results: There were noticeable capacity and the need for adaptations of children the application of artifacts. The new readings on the artifacts have overshadowed its function explicit in playful environment. Objects with different design and unusual aspects offered greater creative stimuli that with respect explicitly functional.

Keywords: product design; product planning; unstructured toys; children

 

Autores

Valéria Ramos Friso e Paula da Cruz Landim

Baixe o Arquivo Completo