Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ANÁLISES DE GEOMETRIA GRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARQUITETURA SOB UMA ABORDAGEM DIDÁTICA / ANALYSIS OF GRAPHIC GEOMETRY AND THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE IN ARCHITECTURE UNDER A DIDACTIC APPROACH

 

Resumo

Métodos analíticos, apoiados na geometria gráfica, auxiliam a explicitar os tipos de organizações formais empregados junto a um processo projetual e/ou processo construtivo de arquitetura. Diversos estudos, ao longo da história, submeteram obras e paisagens a este tipo de método para a construção de conhecimento sobre a prática arquitetônica e urbanística. Com interesse didático, realiza-se, neste estudo, uma revisão de um periódico específico da área de representação de arquitetura, para observar a incidência de uso de tais métodos junto à produção científica atual. Busca-se compreender a quais tipos de conhecimentos estes métodos podem estar associados, como eles têm sido referenciados junto às investigações e como estão sendo afetados frente ao avanço das tecnologias digitais de representação. Utiliza-se a noção estruturada de um saber, própria da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, para a identificação dos elementos que compõem os métodos empregados, como são os tipos de problemas, de tecnologias e de teorias associadas. Os resultados incluem a reflexão sobre a terminologia utilizada para caracterização destes métodos e o reconhecimento de um repertório de elementos do saber associados a eles. Dentre os problemas de arquitetura, observam-se os de elucidação de autoria de projeto, de influências estilísticas, e da própria explicitação de regras compositivas para ativar processos criativos. Identifica-se um repertório de tecnologias relativas à fotogrametria e ao escaneamento 3D, o qual confere precisão e agilidade às análises gráfico-geométricas. Sob uma abordagem didática, este trabalho pode contribuir para processos de revisão curricular, por destacar, especialmente, as conexões com os diferentes campos de saberes que a geometria gráfica, hoje incrementada com as tecnologias avançadas de representação, aporta para a construção de conhecimento em arquitetura.

Palavras-chave: análise de arquitetura; geometria gráfica; produção científica; elementos do saber.

 

Abstract

Analytical methods, supported by graphic geometry, help to explain the types of formal organizations employed in a design process and/or architectural construction process. Several studies, throughout history, have submitted works and landscapes to this type of method for the construction of knowledge about architectural and urbanistic practice. With didactic interest, in this study, a systematic review of a specific journal in the area of architectural representation is carried out, to observe the incidence of using such methods in the current scientific production. This article seeks to comprehend what types of knowledge these methods may be associated with, how they have been referenced on researches and how they are being affected in the face of the advancement of digital technologies of representation. The structured notion of knowledge, from Yves Chevallard’s Anthropological Theory of Didactics, is employed to identify the elements that compose the methods used, and what are the types of associated problems, technologies and theories. The results include a reflection on the terminology used to distinguish both the methods and the recognition of a repertoire of knowledge elements associated with them. Among the architectural problems, there are those of project authorship elucidation, of stylistic influences, and of the very explanation of compositional rules to activate creative processes. A repertoire of technologies related to photogrammetry and 3D scanning is identified, which gives precision and agility to graphic geometric analysis. Under a didactic approach, this work can contribute to curriculum revision processes. A repertoire of technologies related to photogrammetry and 3D scanning is identified, conferring precision and agility to graphic-geometric analysis. Under a didactic approach, this work can contribute to curriculum revision processes, by highlighting, especially, the connections with the different fields of knowledge that graphic geometry, now enhanced with advanced technologies of representation, contributes to the construction of architectural knowledge.

Keywords: architecture analysis; graphic geometry; scientific production; knowledge elements.

 

Autores

Sandro Martinez Conceição, Adriane Borda e Janice de Freitas Pires

Baixe o Arquivo Completo