Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

ANÁLISE GEOMÉTRICA DE OBRA DE ARTE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA UM TRABALHO COM A GEOMETRIA E A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA.

Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de Iniciação Científica, em que se discute o uso da análise de obras de arte, do ponto de vista geométrico, como recurso didático. Toma-se como referência uma composição do Movimento Concretista Brasileiro, dando-se especial atenção para as transformações geométricas que configuram a obra em questão. O trabalho conclui pela importância que tal análise pode ter no processo educativo dos alunos, tanto em relação a conteúdos específicos da geometria, quanto nas possibilidades de ampliação de leitura de uma dada realidade, que vá além das aparências.
Palavras chave: Arte, educação, concretismo, geometria, simetrias.

Abstract
This article presents part of a of Scientific Initiation research. It reveals the use of works of art analysis, from the geometric point of view, as a didactic resource. A work of the Brazilian Concretista Movement is taken as reference, giving special attention to the geometric transformations that compose the picture. The work concludes that such analysis can have a great importance in the educative process of students in relation to specific geometry contents, as well as in the possibilities of improvement reading one given reality, which goes beyond appearances.
Keywords: Art, education, concretismo, geometry, symmetries.

Autores

Marko Alexandre Lisboa dos Santos Roberto Alcarria do Nascimento

Baixe o Arquivo Completo