Resumo
No presente estudo, objetivou-se apresentar uma abordagem multimétodos destinada à análise da percepção do consumidor sobre elementos informativos contidos em rótulos de produtos alimentícios. A referida abordagem combina (i) a sondagem da satisfação subjetiva do consumidor quanto aos elementos informativos contidos no rótulo do produto, (ii) a mensuração do desempenho do consumidor ao consultar tais elementos e (iii) a inspeção da conformidade desses elementos a padrões. A abordagem apresentada, já validada para outros contextos avaliação, foi validada com um estudo de caso envolvendo dois produtos. Os resultados revelaram como a amostra escolhida interage e observa a informação contida nos rótulos dos alimentos considerados, assim como que a amostra considerada mostrou-se parcialmente satisfeita com os rótulos dos produtos analisados.
Palavras-chave: rótulos de alimentos; percepção do usuário; avaliação da usabilidade de interfaces.
Abstract
The present study aims at analyzing consumer perception of food labelling information by adopting an approach that combines consumer opinion, consumer performance measurement, and label conformity inspection. The approach presentation and the analysis is supported by a discussion of the results obtained from a case study involving two products. The results revealed how the chosen sample interact and observe food labelling information of the considered products. They also revealed that the sample is partially satisfied with product labels analyzed.
Keywords: food labels; user perception; usability evaluation; product interfaces.
Autores
Maycon Gustavo Costa dos Anjos e José Eustáquio Rangel de Queiroz
Baixe o Arquivo Completo