Revista Educação Gráfica

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ANÁLISE COMPARADA DO DESIGN DE DOIS JOGOS SÉRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: LOCKDOWNERS E COVID-19 – VOCÊ SABIA? / COMPARATIVE ANALYSIS OF THE DESIGN OF TWO SERIOUS GAMES IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC: LOCKDOWNERS AND COVID-19 – DID YOU KNOW?

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar dois projetos de design de jogos sérios concebidos com o objetivo de promover a difusão de informações confiáveis e a adoção de comportamentos preventivos durante a pandemia de COVID-19. Duas abordagens distintas de design são descritas, analisadas e comparadas em uma estrutura fundamentada na literatura que considerou os tipos de jogos e seus elementos principais (mecânica, narrativa, estética e tecnologia). Enquanto uma estratégia de design serviu para amenizar limitações inerentes a um tipo de jogo, a outra proporcionou experiências interativas mais elaboradas aos usuários.

Palavras-chave: design de jogos; jogos sérios; design de interação; COVID-19

 

Abstract

This article aims to report two serious game design projects conceived with the objective of promoting the dissemination of reliable information and the adoption of preventive behaviors during the COVID-19 pandemic. Two distinct design approaches are described, analyzed and compared in a framework based on the literature that considered the types of games and their main elements (mechanics, narrative, aesthetics and technology). While a design strategy served to reduce limitations inherent to a type of game, another provided more elaborated interactive experiences to users.

Keywords:  game design; serious games; interaction design; COVID-19.

Autores

Érico Franco Mineiro, Fernando José da Silva, Igor Carvalho Lima Oliveira, Zilma Silveira Nogueira Reis e Juliano de Souza Gaspar

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