Revista Educação Gráfica

Revista Educação Gráfica

AMPLIFICANDO VOZES: A CONSTRUÇÃO DE CARTAZES FEMINISTAS A PARTIR DO DESIGN SOCIAL / AMPLIFYING VOICES: THE PROCESS OF BUILDING FEMINIST POSTERS EMPLOYING SOCIAL DESIGN

Resumo

Em um contexto de violência contra as mulheres, decorrente da dominação masculina nas relações sociais, o feminismo se configura como campo de luta por direitos igualitários. Da mesma forma, o design socialmente engajado aparece como aliado histórico do movimento, vide seu potencial de produtor cultural e de interface entre os sujeitos e a sociedade. Visto a relação de ambos, esta investigação partiu do problema de pesquisa sobre como o design social, através da metodologia projetual, pode representar graficamente as discussões da teoria feminista, tendo como foco o ambiente acadêmico. Ao aproximar-se da realidade empírica, trabalhou em parceria com o coletivo Amplifica, atuante na UniSATC. Através do método Diamante Duplo, foram confeccionados três cartazes que apresentam recortes da teoria feminista, associadas ao cotidiano das estudantes da instituição. Nesses, focou-se na crítica da feminilidade compulsória, do silenciamento de vozes femininas na academia, e de um padrão de beleza idealizado. Esses obtiveram avaliação positiva do coletivo, mostrando-se favoráveis para aproximar as acadêmicas às reivindicações do movimento.

Palavras-chave: design social; movimentos sociais; feminismo; cartazes.

 

Abstract

In a context of violence against women, due to the masculine domination in the social relationships, the feminism configures itself as a battlefield for equal rights. At the same time, the social engaged design shows up as a historic ally of the movement, considering its potential as a cultural creator and of being an interface between the subjects and society. Taking into account their relation, this research has started from the question of how social design, through design methodology, it can graphically interpret the discussions of the feminist theory, focusing on the academic environment. When getting closer to empirical reality, the researchers have established a collaboration with the Amplifica collective, active at UniSATC. Through the Double Diamond methodology, three posters have been made, each presenting different aspects of the feminist theory and associating it to the daily lives of the students in the institution. They focused on the criticism of compulsory femininity, the erasure of feminine voices in academia, and in an idealized beauty standard. They’ve had a positive evaluation from the collective, showing a favorable outcome to reach out to the beliefs of the students in the movement.

Keywords: social design; social movements; feminism; posters.

Autores

Marcela Letícia Horst Martinez e Mateus Dias Vilela

Baixe o Arquivo Completo