Resumo
Neste estudo descritivo e qualitativo é apresentada uma análise de uma amostra de 60 marcas gráficas de empresas aéreas operantes no território brasileiro. Marca, na cultura de mercado, é a soma de uma faceta expressiva, que identifica, comunica e representa sua entidade emissora (por exemplo, uma empresa, instituição, produto ou serviço) e de uma faceta significativa, que inclui lembranças, conceitos e ideias associadas à entidade emissora. A marca gráfica, integrante da faceta expressiva, é o conjunto que sintetiza visualmente a marca. Verificou-se que parte dos símbolos visuais da amostra de empresas aéreas analisadas utilizam figuras de pássaros, asas de pássaros, ou partes de aviões. Assim, primeiramente, foi desenvolvida uma análise do processo de significação destes símbolos visuais, fundamentada por conceitos de Semiótica Peirceana e figuras de linguagem. Após, os símbolos visuais que empregam figuras de pássaros ou asas de pássaros foram classificados com base em sintaxe visual. Os resultados apontaram que o significado de “voo” nos símbolos visuais é alcançado mediante o uso de signos icônicos de pássaros, asas de pássaros ou partes de aviões, sendo estes, por sua vez, interpretados como signos de “voo” através de metáforas ou metonímias. Acerca da sintaxe visual, os signos icônicos de pássaros e asas de pássaro seguem principalmente duas tendências: ícones expressivos, dinâmicos e sensoriais; e ícones simbólicos, estáveis ou ambíguos, e figurativos.
Palavras-chave: comunicação da marca; identidade visual; empresas de serviços; semiótica peirceana; figuras de linguagem.
Abstract
In this descriptive and qualitative study, we present an analysis of a sample of 60 trademarks of airlines that operate in Brazilian territory. In the market culture, brand is the sum of an expressive facet, which identifies, communicates and represents its issuing entity (for example, a company, institution, product or service) and a significant facet that includes memories, concepts and ideas associated to the issuing entity. The trademark, part of the expressive facet, is a set that visually synthetizes the brand. Many airlines’ trademarks use as visual symbol figures of birds, bird’s wings or airplane’s parts. First, is presented an analysis of the signification process of these visual symbols, based on concepts of Peirce’s Semiotics and figures of speech. Then, the visual symbols that use figures of birds and bird’s wings were classified based on visual syntax concepts. Results indicate that the signification of “flight” is produced through iconic signs of birds, bird’s wing or airplane’s parts. These are then interpreted as “flight” signs through metaphor or metonymy. Regarding the visual syntax, the iconic signs of birds or bird’s wings adopt two main trends: expressive, dynamic and sensorial icons; and symbolic, stable or ambiguous, and figurative icons.
Keywords: brand communication; visual identity; service companies; Peirce’s semiotics; figures of speech.
Autores
Gisele Baumgarten Rosumek, Sarah Schmithausen Schmiegelow e Richard Perassi Luiz de Sousa
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