Revista Educação Gráfica

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A SERIGRAFIA DE PABLO PICASSO DA COLEÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND DO MARANHÃO: INTERSECÇÃO ENTRE ARTE E DESIGN TÊXTI / THE SILKSCREEN OF PABLO PICASSO OF THE ASSIS CHATEAUBRIAND COLLECTION OF MARANHÃO: INTERSECTION BETWEEN ART AND TEXTILE DESIGN

Resumo

A pesquisa iniciou-se no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), com o objetivo de entender a procedência da serigrafia sobre tecido de Pablo Picasso chamada Tauromaquia, 1950. A obra faz parte da Coleção Assis Chateaubriand doada em 1968 para constituir o museu regional maranhense e levou vinte anos para chegar a São Luís. A investigação ocorreu em documentos sobre a origem e trâmite da Coleção Assis Chateaubriand, análise da obra Tauromaquia, bibliografia sobre a produção gráfica e têxtil do artista espanhol. Mediante os dados obtidos deduz-se que a serigrafia Tauromaquia teve origem no projeto de apoio financeiro feito por Picasso ao recém-inaugurado Institute of Contemporary Arts (ICA) de Londres, e seu provável nome seja Bulls and Sunflowers. Os fatos levantados revelam elementos desconhecidos pelo MHAM e apontam a inserção pregressa de Picasso no design têxtil, momento em que o artista passa a fornecer desenhos e pinturas para estamparias em meados do século XX.

Palavras-chave: Coleção Assis Chateaubriand; design têxtil; Museu Regional do Maranhão; Pablo Picasso; serigrafia.

 

Abstract

This research was initiated at the Historic and Artistic Museum of Maranhão (Museu Historico e Artístico do Maranhão) – MHAM, with the goal of understanding the origins and originality of Pablo Picassos’s serigraph Tauromaquia from 1950. The artwork is part of the Assis Chateaubriand Collection, donated in 1968 to the regional museum of Maranhão and took twenty years to arrive in Sao Luis. This investigation was based on documents about the origins and procedures of the Assis Chateaubriand Collection, the physical analysis of Picasso’s Tauromaquia and the literature on the graphic and textile production of the Spanish artist. As result, it was confirmed the originality of the serigraph Tauromaquia, which was part of Picassos’ financial support to the then recently established Institute of Contemporary Arts – ICA in London. The data collected contributes to the elucidation of the artwork with details unknown to MHAM, such as its original title Bulls and Sunflowers, and highlights the insertion of Picasso’s work in textile design through the authorization of his drawings and paintings to be used by textile printers in the middle of the twentieth century.

Keywords: Assis Chateaubriand Collection; textile design; Regional Museum of Maranhão; Pablo Picasso; serigraphy.

 

Autores

Regiane Aparecida Caire da Silva

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