Revista Educação Gráfica

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A RETOMADA DA ILUSTRAÇÃO COMO UM RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA MODA CONTEMPORÂNEA

Resumo

Até a primeira metade do século XX, a ilustração foi a principal forma de registro do vestuário e dos costumes sociais de sua época, mas gradativamente perdeu seu espaço a partir da década de 1950, após o advento da fotografia. Contudo, observa-se recentemente a ressurgência do desenho como forma de representação da moda, que se manifesta tanto de forma física, nos produtos do vestuário, quanto de forma simbólica, com grande carga de informação e, principalmente, refletindo o comportamento social. O presente artigo pretende analisar essa revalorização da ilustração como um recurso de expressividade e fortalecimento de identidades no meio da moda, levando em consideração seu uso em publicações editoriais, eventos, publicidade e produtos diversos, inclusive no próprio vestuário. Por meio de um levantamento histórico e uma análise do contemporâneo a ilustração é explorada não como um registro minuciosamente realista, mas como um recurso de representação apoiado na liberdade criativa, que gera imagens com grande carga simbólica.

Palavras-chave: ilustração; moda; identidade; marketing.

Abstract

Until the first half of the 20th century the illustration was the primary mean to register clothing and social habits of its time, but it gradually lost its space from the 1950s after the advent of photography. Nevertheless it is recently noted the resurgence of the technique of drawing as a mean of representing fashion, which is manifested both physically, in the form of garments, and symbolically, carrying a great load of information and most importantly reflecting the social behavior. The purpose of this paper is to perform an analysis of the revaluation of illustration as a mean of expressivity and strengthening of identities on the fashion milieu considering its use in publishing, events, products and on apparel itself. Approached by a historical survey and an analysis of the contemporary moment the illustration is explored not as a meticulously realistic depiction but as a sort of representation based on creative freedom, generating symbolically charged images.

Keywords: illustration; fashion; identity; marketing.

Autores

Daniele Lugli

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