Revista Educação Gráfica

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A REPRESENTAÇÃO NA OBRA DE LINA BO BARDI / THE REPRESENTATION IN THE WORK OF LINA BO BARDI

Resumo

Em 2014, com a celebração do centenário de Lina Bo Bardi, novas publicações diversificam enfoques de investigações precedentes produzidas especialmente nas últimas três décadas, ampliando um conjunto de pesquisas acadêmicas, ensaios críticos e exposições, dedicados à sua produção. Este artigo detém-se no estudo dos desenhos de Lina Bo Bardi como registro peculiar do projeto em gestação. Nesse sentido, atenta-se, exclusivamente, para os desenhos de estudo elaborados à mão livre, procurando percorrer o amplo arco de sua trajetória. De início, apreciam-se alguns de seus primeiros desenhos; prossegue-se com croquis de diversos campos de sua atividade artística; por fim, detém-se no exame atento dos esboços de projeto do SESC Pompeia, de modo a documentar as diversas fases da elaboração. Ao estudo dos desenhos combina-se uma revisão bibliográfica que instrui o processo analítico. Os resultados dessa análise apontam para uma dupla competência da arquiteta: a produção gráfica registra, de maneira direta e eficiente, o desenvolvimento de seu raciocínio e o efetivo diálogo com as equipes de obra e, ao mesmo tempo, estabelece contato com o rico universo da cultura popular, que participa ativamente da concepção do programa arquitetônico, configurando elementos de coesão entre o espaço projetado e o público que o frequenta.

Palavras-chave: Lina Bo Bardi; SESC Pompeia; representação gráfica; cultura popular.

 

Abstract

In 2014, with the centennial celebration of Lina Bo Bardi, new publications diversified approaches of previous investigations produced especially in the last three decades, expanding a set of academic researches, critical essays and exhibitions dedicated to her production. This paper is about the study of the drawings of Lina Bo Bardi as peculiar record of the project in progress. In this sense, it looks, exclusively, for the study designs drawn freehand, intending to go for the wide arc of her career. At start, this work looks at early designs; continues with sketches from various fields of her artistic activity; finally comes to examination of the design sketches of the SESC Pompeia, intent to document the various stages of development. The study of design combines a literature review that instructs the analytical process. The results of this analysis point to a double competence of the architect: the graphic production records, directly and efficiently, her way of thinking and the effective dialogue with the working teams and, at the same time, makes contact with the rich universe of popular culture, which actively participates in the design of the architectural program, setting elements of cohesion between the designed space and the public that attends.

Keywords: Lina Bo Bardi; SESC Pompeia; graphic representation; popular culture.

 

Autores

Carlos Quedas Campoy e Eneida de Almeida

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